segunda-feira, 21 de julho de 2014

Preview CWTS - Eldora Race 10 - 22

Tudo pronto para 10º etapa da Camping World Truck Series

A quarta-feira mais aguardada do ano para os fãs da Nascar chegou. Pela segunda vez à Camping World Truck Series compete em Eldora, templo das provas em pista de terra. 
No ano passado, Austin Dillon teve atuação cirúrgica para derrotar Kyle Larson, em uma de suas atuações assombrosas. Ryan Newman também competiu, terminando atrás dos jovens, em terceiro lugar. O melhor regular foi Joey Coulter, na época correndo pela Kyle Busch Motorsports. O campeão e atual líder do campeonato, Matt Crafton, foi sétimo.

A prova terá mudanças no regulamento.




Briga pela liderança

Matt Crafton é líder do campeonato após nove etapas. Crafton já venceu duas provas.na temporada, e vem de um terceiro lugar no Iowa. A má noticia para o piloto da Thorsport é que o vice líder, Ryan Blaney tem apenas dois pontos de desvantagem. Blaney vem de uma sequencia de 4 top 5 nas últimas 5 largadas, chegando em segundo na última prova no Iowa. Embora Ryan tenha carreira focada para o asfalto, sua família tem muita tradição nas pistas de terra. O seu pai, Dave Blaney, que competiu junto ao filho na prova do ano passado, foi campeão da World of Outlaws em 1995. Já o seu falecido avô, Lou Blaney, é uma lenda da pistas de terra, tendo vencido mais de 600 provas em toda sua carreira. O terceiro colocado no campeonato é Johnny Sauter, que era líder antes da prova de Iowa, vem sete pontos atrás de Crafton.

Toyota 100%

Nove corridas, nove vitórias - ano impecável para Toyota, sendo que sete dessas vitórias vieram com a equipe de Kyle Busch. Erik Jones retorna no #51 e Bubba Wallace tenta se recuperar no campeonato, novamente no #54.

Kyle Larson. O homem a ser batido?

Kyle Larson pode ser considerado o grande favorito para vencer em Eldora. Sem os especialistas esperados (pilotos como Scott Blomqvist, Jared Landers, Kevin Swindell, Donny Schats), Larson terá como principal rival, o atual vencedor da prova, e seu adversário na briga pelo Rookie of the year na Sprint Cup, Austin Dillon, que junto ao seu irmão Ty, trás à Richard Childress Racing, de volta para categoria.

Podem fazer a festa

Destaque para três nomes: German Guiroga, Timothy Peters e Joey Coulter - os três podem ser a mosca na sopa de Larson e Dillon. Guiroga é o piloto do momento, sendo o que mais evoluiu nos últimos meses. Peters foi uma das surpresas na prova do ano passado, liderando a primeira parte da corrida. Joey Coulter se encontrou na nova equipe, apagando a imagem ruim deixada no ano passado. Ele compete na terra nas semanas em que não tem compromissos na CWTS.

Olho na velha guarda

Ken Schrader, Ron Hornaday e Norm Benning, veteranos com histórias completamente distintas, mas que serão atrações em Eldora. Ken, um veterano que competiu todas as provas da Sprint Cup em um período de 22 anos, chegando entre os cinco primeiros por três vezes (4º em 1994, 5º em 1988 /89) competindo para Rick Hendrick. Ele foi pole no ano passado, além de ter uma vitória recente na ARCA. O tetra-campeão Ron Hornaday é sexto no campeonato, e mesmo com inferioridade das Silverados, ainda tem chances de brigar pelo título. Já Norm Bening, se tornou uma das atrações da categoria, após proporcionar o grande momento do primeiro evento em Eldora, após se classificar na última heat race. Norm simboliza as provas de Stock Car em sua essência, sendo o "Underdog" mais popular da atualidade.

 

 

 

 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Memória - A primeira vitória de Jimmie Johnson

O memória relembra a prova que marcou a inauguração do Chicagoland Speedway, e que teve a primeira vitória em uma divisão nacional da Nascar do maior piloto da atualidade, Jimmie Johnson.




Foi na inauguração do Chicagoland Speedway, 13 anos atrás que Jimmie Johnson venceu pela primeira vez na carreira. Foi sua única vitória na Nationwide Series em 93 largadas na categoria. Johnson competia sua segunda temporada completa pela Herzog Motorspots. No final daquele ano, ele ganharia uma chance na Sprint Cup, proporcionada por Jeff Gordon, que bancou com dinheiro do próprio bolso a nova operação. A estreia de Jimmie seria em Charlotte, meses depois do seu triunfo na Nationwide Series.

Johnson, então com 25 anos não era nem de longe o piloto badalado do grid, que tinha o prospecto da Penske, Ryan Newman, Matt Kenseth, o então campeão da Truck Series Greg Biffle e Kevin Harvick, que lutava contra Biffle pelo campeonato daquele ano. Harvick substituía Dale Earnhardt na Sprint Cup, conquistando vitórias importantes.

A corrida

Com duração de 2 horas e 30 minutos, à Sam'a Club 300, teve 200 voltas, sendo marcada pelo domínio de Ryan Newman e do líder do campeonato, Kevin Harvick. Foram no total nove bandeiras amarelas.
Após a largada, o pole, Ryan Newman se manteve na frente. Na volta três, Matt Kenseth perdeu o controle quando disputava a quarta colocação com Kevin Harvick, acabando no muro na saída da curva três do tri oval. O contato não trouxe bandeira amarela, que viria pela primeira vez, só na volta 14, quando Asthon Lewis e Steve Park bateram na curva 2.

Greg Biffle havia assumido à liderança na volta 46, quando perdeu o controle e bateu violentamente de traseira na saída da curva um, ao abrir a volta 60, após ser ultrapassado por dois carros da Richard Chilldress Racing, Mike Skinner no #21, e Kevin Harvick no #2.

Após a relargada na volta 68, Harvick assumiu à liderança até o giro 100, quando após um problema nos pits, Kevin acabou tendo que ir para garagem. Sorte de Ryan Newman, que retomava a liderança pela segunda vez no dia. Duas voltas após a relargada, o acidente mais forte do dia. David Donohue, filho de lenda americana Mark Donohue, rodou, sendo colhido por Dan Pardus. Newman seguiu líder até a volta 166, quando em outra parada em bandeira amarela, Jimmie Johnson, que havia feito uma prova sólida no top 10 até o momento, optou pela tática de dois pneus. Ele foi seguido por Joe Nemecheck e Scott Wimmer. Newman por sua vez, trocou os quatro pneus, caindo para sexto lugar.

Johnson disparou na frente, se aproveitando da posição de pista. Newman seguiu escalando o pelotão, até que com 15 voltas para o fim, conseguiu chegar ao líder. Johnson se manteve na frente, conseguindo cozinhar o seu adversário. Faltando seis voltas, Ryan Newman cometeu um erro ao passar Mike McLaughin, batendo na lateral do Pontiac Grand Prix da Joe Gibbs Racing. Newman se arrastou até os pits, terminando em 26º lugar, três voltas atrás. Jimmie Johnson conquistava sua primeira vitória na temporada, após 58 largadas na categoria.

O jovem talento vindo da Califórnia entrava na lista dos vencedores da série, e um ano mais tarde, encontraria Chad Knaus. Jimmie se transformaria em um dos maiores pilotos de todos os tempos, algo improvável na época.



quinta-feira, 17 de julho de 2014

Preview Nationwide Series - STP 300 Race 18 - 33

Em 2013  Joey Logano roubou a cena, conquistando a quarta vitória do carro #22 no ano

A Nascar Nationwide Series chega para sua 18º etapa. O único piloto que já venceu e que vai competir no sábado é Elliott Sadler, ganhador da STP 300 de 2012. Como a Sprint Cup está de folga, todas às atenções ficam voltadas para Joliet. As grandes estrelas da NASCAR não competem nesse fim de semana, com exceção de Kasey Kahne e de Kyle Larson. É  a primeira das duas etapas programadas para pista. A segunda corrida é dia 13 de setembro, marcando à 26º etapa do campeonato.





Campeonato

Após New Hampshire, Regan Smith segue líder, agora 11 pontos a frente de Elliott Sadler. Chase Elliott perdeu pontos, ficando mais longe de retornar a ponta do campeonato. Com os mals resultados de Ty Dillon e Trevor Bayne, o campeonato continua polarizado entre os três primeiros.

Em busca de nova vitória

Kasey Kahne vai fazer a sua terceira largada no ano. Ele vai competir novamente no Chevy Camaro #5, contando com o patrocínio da Great Clips, tradicional patrocinador de Kahne. Ele vai tentar o "back to back", pois vem da vitória conquistada em Daytona.

Kyle Larson retorna sem a concorrência dos principais pilotos de JGR e Penske. Ele terá a oportunidade de ser o dominante do dia.

Ganham nova chance

Após proporcionarem uma das melhores prova da Truck Series no Iowa, Erik Jones e Ryan Blaney, vão dividir a pista pelo fim de semana seguido. Enquanto Ryan Blaney faz sua sétima largada no ano, Erik Jones ganha uma oportunidade na equipe de Joe Gibbs no Camry #20, com patrocínio da Narcolepsy Link.  Outros pilotos que ganham novas oportunidades são Sam Hornish Jr, que vem de grandes atuações, incluindo uma vitória no Iowa, Cale Conley no #33 da RCR.

Corridas isoladas? A solução para Nationwide e Truck Series?

Será apenas a terceira prova no ano em que a Nationwide não tem a companhia da Sprint Cup. Uma das grandes soluções para a dar uma nova identidade à série, seria a iniciativa de mais eventos serem realizadas sem a categoria principal. Para se ter uma ideia nessa temporada serão disputadas apenas cinco eventos isolados contra 18 da primeira temporada da série em 1982.

Arca em ação

A ARCA também vai estar presente em Chicagoland, anda realiza sua 11º etapa. O campeonato se encontra empatado - Grand Enfinger e Mason Mitchell tem 2665 pontos, seguidos pelo dez vezes campeão da categoria, Frank Kimmell com 2455. A prova será nesse sábado, às 17 horas, antes da prova da Nationwide Series, sendo transmitida canal americano, Fox Sports 2.