quarta-feira, 14 de maio de 2014

Memória Especial - A vitória de Adam Petty

Na ultima segunda-feira, dia 12 de maio, se completou 12 anos da morte de Adam Petty. Neto do sete vezes campeão da Sprint Cup e ganhador de 200 corridas, Richard Petty e filho de Kyle Petty, piloto que venceu oito vezes na categoria. 

Adam despontava como um dos principais prospectos daquela geração, tendo estreado em 1998 na então Busch Series (Hoje Nationwide), o garoto havia ganho logo em sua primeira largada na ARCA, e vinha com bom retrospecto na ASA, divisão muito forte na época. Um dos seus contemporâneos, foi nada mais nada menos do que o hexacampeão Jimmie Johnson, como se pode ver nesse vídeo. Jimmie competia com o seu Chevy #44.



Foi uma época difícil para o mundo dos Stock Cars. Adam abriu uma trágica sequencia, que culminou na perda de Kenny Irwin, 8 semanas depois, em um acidente semelhante na mesma curva. Os dois acidentes foram causados pelo acelerador preso, e fez com que os pilotos perdessem o controle na saída da curva 3. Na época, não havia softwall, e os bancos e as proteções laterais não tinham condições de segurar o impacto. O Hans Device, que já começava a seu utilizado, não estava em uso. Em outubro outro piloto que competia nas principais divisões da Nascar faleceu: Tony Rooper pela Truck Series no Texas Motor Speedway. Na ARCA, ocorreram 4 mortes no período de 1998 até 2002.

Todas essas tragédias anteciparam a morte de Dale Earnhardt, ocorrida em Fevereiro de 2001, e que foi o grande baque para o universo da categoria, sendo responsável pela revolução na segurança ocorrida na série.

Adam Petty havia feito sua estreia na Cup 40 dias antes. O seu pai, Kyle Petty, não conseguiu se classificar, com isso, os dois nunca competiram juntos em uma prova da divisão principal. 

No inicio de 1999, o prospecto competia pela primeira vez em Daytona, terminando em sexto lugar na prova de abertura do campeonato. Ao fim do ano somava três top 5, resultado expressivo para um jovem de 18 anos.

O Memória relembra a vitória conquistada por Adam na ARCA em outubro de 1998, quando venceu logo na estreia pela categoria.

O primeiro piloto de uma quarta geração que compete na história do automobilismo americano (Abril de 2000)



Créditos: Buggy1Boy e Racing Reference

Nenhum comentário:

Postar um comentário