quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Guia da Sprint Cup 2015 - Parte 2 - Richard Petty Motorsports e Roush-Fenway




Transição - essa é a palavra na equipe. Após um ano complicado, em que o time não conseguiu desenvolver o equipamento, 2015 chega com novidades. Novos patrocinadores, um novo piloto, nova perspectiva. Dois jovens pilotos, oriundos do programa do time e um veterano com 15 anos de casa. O ano promete ser bastante complicado, pois o time sonha em retornar aos dias de glória.

#6 Trevor Bayne 
Crew Chief: Bob Osbourne
Patrocinadores:
Advocare
Números:
5 anos
58 largadas
1 vitória
1 top 5
3 top 10

Chega sobre total desconfiança. Após cinco temporadas correndo para Wood Brothers, Bayne já tem no currículo nada menos que 58 largadas. A vitória na Daytona 500 de 2011 mudou sua vida, mas uma doença e a falta de patrocínio, o fizeram perder tempo, atrapalhando o seu desenvolvimento. Depois de duas temporadas decepcionantes, Bayne ganha a chance que esperou por toda sua vida. Sua missão não será fácil, pois a Roush vem de uma das suas piores temporadas. Dizem que na tragédia as oportunidades aparecem, para aproveitar essa chance, a Advocare, parceira desde o ano passado, vai ajudar Bayne a vencer toda interrogação que é colocada nele.

Bayne luta contra a desconfiança (Foto: Reprodução/Internet)

#16 Greg Biffle
Crew Chief:Matt Puccia
Patrocinadores:
Ortho
Cheez-It
Números:
13 anos
19 vitórias
88 top 5
168 top 10

Biffle foi o símbolo da equipe de 2014 - sem brilho e apagado, o veterano só apareceu pela vitória em uma das provas de Pocono, ainda assim, utilizando estratégias diferentes. Mesmo assim, foi regular o suficiente para garantir uma vaga no Chase. Durante a temporada, chegou a ser ventilada a possibilidade de o veterano ir para equipe de MWR, mas Jack Roush correu e o segurou.

A 3M não continua no #16, indo para a Hendrick, patrocinar Jeff Gordon em sua última temporada. Muitos criticaram a decisão de segurar o veterano e deixar Carl Edwards ir embora. Em 12 temporadas, Greg Biffle venceu pelo menos uma prova em nove, ou seja, o veterano é favorito a se qualificar ao Chase. Sua missão será liderar a equipe, já que o "Primo Carl" foi embora, e dar segurança aos jovens Stenhouse Jr e Trevor Bayne, principalmente no desenvolvimento do equipamento, que foi um desastre em 2014.

#17 Ricky Stenhouse Jr
Crew Chief: Nick Sandler
Patrocinadores:
Fastenal
Zest
EcoPower
Cargill
Fifth Third Bank
NOS
Números:
3 anos
76 largadas
2 top 5
8 top 10
1 pole

Decepcionante - essa palavra define o ano de 2014 para o bi-campeão da Xfinity Series. A chamada "maldição do bi" vem se aplicando ao namorado de Danica Patrick. Inconsistência, erros idiotas, e total falta de entendimento com seu chefe de mecânicos fazem parte da verdade de Ricky. Sua melhor prova foi em Bristol I, aonde chegou a ser fator pela vitória. Com a saída de Edwards, ele passa a ser o piloto principal da Fasternal, principal patrocinador da equipe. Mais uma temporada ruim, pode deixá-lo em situação semelhante à de David Ragan, quando este foi dispensado. De positivo, é sua média em super speedways, uma das melhores do grid.



Mais um ano, mais uma vitória - o triunfo de Aric Almirola levou a equipe ao victory lane, após a ausência de 2013. A equipe que ampliou a sua aliança técnica com a Roush retorna com duas operações - no #43, Aric Almirola, vai tentar continuar evoluindo junto ao seu chefe de mecânicos, Trent Owens. O piloto será o líder da equipe. 

No #9, Sam Hornish substitui Marcos Ambrose. O carro não tem patrocínio garantido pra toda temporada, mas o time já confirmou que ele corre em tempo integral.

#43 Aric Almirola 
Crew Chief: Trent Owens
Patrocinadores:
Smithfield Foods 29 provas
Fresh from Florida
U.S. Air Force
STP
7 anos
143 largadas
1 vitórias
5 top 5
19 top 10
1 pole

É um dos pilotos que mais evoluiu nos últimos anos. Aproveitou a chance que ganhou após competir pela Jr Motorsports em 2011, quando substituiu AJ Almendinger na RPM no ano seguinte. Superou Marcos Ambrose sem dificuldades. Em 2013, apareceu bem na tabela, mas sucumbiu com o passar do tempo, mesmo assim, saia por cima. Em 2014 a evolução continuou, e a vitória conquistada em Daytona, na prova de verão, a Coke Zero 400, foi a cereja do bolo.

Aric no Victory Lane (Foto: Reprodução/Internet)

Em Chicagoland, na primeira prova do Chase, espantou a todos com um desempenho digno de piloto de elite. Se hoje a RPM tem perspectivas para um futuro próximo, Aric tem porcentagem desse mérito vem do trabalho com Almirola. Só que o ponto é o seguinte: Até onde ele pode ir? O risco de ter o mesmo destino de David Reuttiman, que levou a MWR a vitórias, mas que foi deixado de lado, quando o time acendeu, claramente existe. Por isso Aric tem que aproveitar suas chances como se fosse como se fosse à última.

#9 Sam Hornish Jr
Crew Chief:Drew Blickensderfe
Patrocinadores:
Twisted Tea
Números:
8 anos
131 largadas
3 top 5
9 top 10

Sam substitui Marcos Ambrose no #9, e já começa com pressão de ter bons resultados, pois o time não tem patrocínio para toda temporada. Mesmo assim, a organização garante sua participação em todas 36 corridas. Após virar chacota em sua primeira passagem na Sprint Cup, Hornish deu a volta por cima na Xfinity, aonde venceu corridas, mostrando ser competitivo. Ele esperava retornar a Penske em 2014, mas quebrou a cara. O time preferiu subir os seus patrocinadores, o que o fez ficar a pé.

Um acordo com A JGR, aonde substituiu Kyle Busch, veio a calhar. Venceu uma prova, mas teve azar, perdendo pontos que custaram o título de proprietários ao carro da Monster Energy. A ajuda de Roger Penkse foi importante em seu acerto com a RPM, mas Hornish vai precisar mais do que a ajuda de amigos para prosperar no time. Por outro lado, vai ser mais uma chance de dar a volta por cima na carreira.


Autor: Hélio Lima/@helio_lima42

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