O memória relembra a prova que marcou a inauguração do Chicagoland Speedway, e que teve a primeira vitória em uma divisão nacional da Nascar do maior piloto da atualidade, Jimmie Johnson.
Foi
na inauguração do Chicagoland Speedway, 13 anos atrás que Jimmie Johnson venceu
pela primeira vez na carreira. Foi sua única vitória na Nationwide Series em 93
largadas na categoria. Johnson competia sua segunda temporada completa pela
Herzog Motorspots. No final daquele ano, ele ganharia uma chance na Sprint Cup,
proporcionada por Jeff Gordon, que bancou com dinheiro do próprio bolso a nova operação.
A estreia de Jimmie seria em Charlotte, meses depois do seu triunfo na
Nationwide Series.
Johnson,
então com 25 anos não era nem de longe o piloto badalado do grid, que tinha o prospecto
da Penske, Ryan Newman, Matt Kenseth, o então campeão da Truck Series Greg
Biffle e Kevin Harvick, que lutava contra Biffle pelo campeonato daquele ano.
Harvick substituía Dale Earnhardt na Sprint Cup, conquistando vitórias
importantes.
A
corrida
Com
duração de 2 horas e 30 minutos, à Sam'a Club 300, teve 200 voltas, sendo marcada
pelo domínio de Ryan Newman e do líder do campeonato, Kevin Harvick. Foram no
total nove bandeiras amarelas.
Após
a largada, o pole, Ryan Newman se manteve na frente. Na volta três, Matt
Kenseth perdeu o controle quando disputava a quarta colocação com Kevin
Harvick, acabando no muro na saída da curva três do tri oval. O contato não
trouxe bandeira amarela, que viria pela primeira vez, só na volta 14, quando
Asthon Lewis e Steve Park bateram na curva 2.
Greg
Biffle havia assumido à liderança na volta 46, quando perdeu o controle e bateu
violentamente de traseira na saída da curva um, ao abrir a volta 60, após ser
ultrapassado por dois carros da Richard Chilldress Racing, Mike Skinner no #21,
e Kevin Harvick no #2.
Após
a relargada na volta 68, Harvick assumiu à liderança até o giro 100, quando após
um problema nos pits, Kevin acabou tendo que ir para garagem. Sorte de Ryan
Newman, que retomava a liderança pela segunda vez no dia. Duas voltas após a
relargada, o acidente mais forte do dia. David Donohue, filho de lenda
americana Mark Donohue, rodou, sendo colhido por Dan Pardus. Newman seguiu
líder até a volta 166, quando em outra parada em bandeira amarela, Jimmie
Johnson, que havia feito uma prova sólida no top 10 até o momento, optou pela tática
de dois pneus. Ele foi seguido por Joe Nemecheck e Scott Wimmer. Newman por sua
vez, trocou os quatro pneus, caindo para sexto lugar.
Johnson
disparou na frente, se aproveitando da posição de pista. Newman seguiu
escalando o pelotão, até que com 15 voltas para o fim, conseguiu chegar ao
líder. Johnson se manteve na frente, conseguindo cozinhar o seu adversário.
Faltando seis voltas, Ryan Newman cometeu um erro ao passar Mike McLaughin,
batendo na lateral do Pontiac Grand Prix da Joe Gibbs Racing. Newman se
arrastou até os pits, terminando em 26º lugar, três voltas atrás. Jimmie
Johnson conquistava sua primeira vitória na temporada, após 58 largadas na categoria.
O
jovem talento vindo da Califórnia entrava na lista dos vencedores da série, e
um ano mais tarde, encontraria Chad Knaus. Jimmie se transformaria em um dos
maiores pilotos de todos os tempos, algo improvável na época.
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