quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

12 anos depois, Ron Hornaday Jr volta a Sprint Cup



Tetracampeão da CWTS volta a competir na Sprint Cup ( Reprodução Internet)



Campo Grande - A grande informação dessa quarta-feira (21) foi a de que o tetracampeão da Truck Series, Ron Hornaday Jr, vai tentar classificar o carro da TMG (#30) para as 500 milhas de Daytona, prova que abre o campeonato 2015 da Nascar Sprint Cup Series. O veterano de 57 anos, não compete na Sprint Cup desde 2003, quando na última etapa correu para RCR no carro #90. Hornaday seria o principal piloto da equipe na temporada. O time competiu até 2014 na Nationwide Series, quando teve Josh Wise, Matt Dibenedetto e Ryan Ellis como pilotos. Ron demonstrou entusiasmo no anuncio da equipe.


"Essa equipe vem trabalhando duro durante a offseason para deixar os carros prontos para Daytona e todo o resto da temporada. Eu espero poder contribuir com um pouco da minha experiência para um bom início dessa operação"


Poucas chances na Sprint Cup - Mesmo com toda competência demonstrada, ele não teve grandes chances no principal nível da Nascar. Sua única temporada em tempo integral foi em 2001, quando esteve a serviço de AJ Foyt, em um Pontiac Grand Prix. Seu melhor resultado foi o único top 10 daquele ano, um nono lugar na terceira etapa em Las Vegas.


Lenda da Truck Series - Hornaday fez sua estreia em divisões da Nascar já com a idade avançada, aparecendo apenas em 1989 na série que atualmente é a Kn Pro Series West, então com 32 anos. Em 1994, estreou na então Super Truck Series, aonde venceu uma corrida exibição. Até aí foram 51 vitórias, 158 top 5 e 237 top 10 em 360 largadas, sendo o maior vencedor da história da categoria. Sua última vitória foi em Las Vegas em 2001 quando competia para equipe de Kevin Harvick, time que defendeu por várias temporadas. Os seus títulos foram em 1996, 1998,2007 e 2009.


Dificuldades - Após o fim da Kevin Harick Inc, Ron foi para a NTS, aonde sofreu com vários problemas, saindo antes do fim da temporada 2013. Logo após o rompimento, ainda na garagem de Phoenix, foi contratado por Steve Turner, então dono da Turner Motorsports, aonde assinou para temporada 2014, equipe na qual já havia competido na Xfinity series, quando ainda se chamava Braun. O ano começou difícil, mas Hornaday se recuperou, estando sólido entre os cinco primeiros do campeonato, mas devido ao rompimento de Steve Turner com o seu sócio Harry Scott, o veterano ficou sem lugar antes da 14º etapa do campeonato em Mosport Park. Ele ainda fez três largadas, não conseguindo vencer. 


Na Xfnity Series, foram quatro vitórias, 32 top 5 e 70 top 10 em 170 largadas.


Mesmo com 57 anos, o tetracampeão sempre se manteve competitivo. Com certeza é nome certo no Hall da Fama da Nascar.

Reprodução/Internet

Hélio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário