quarta-feira, 8 de julho de 2015

Memória - A primeira vez no Kentucky - Truck Series 2000

Relembre a primeira prova de uma das três principais divisões da Nascar no Kentucky. Corrida que marcou a arrancada para o título de Greg Biffle na temporada.


Truck em que Greg Biffle disputou a temporada 2000 da Truck Series (Foto: Reprodução/Internet)


O Memória desta semana relembra a primeira passagem da Truck Series no Kentucky Speedway. A prova foi realizada no dia 17 de junho de 2000, no oval de 1 milha e meia, localizado em Sparta, Kentucky.

No total foram percorridas 225 milhas naquele sábado. A prova teve a vitória de Greg Biffle, na época competindo em sua terceira temporada em tempo integral na série. 

Biffle foi o grande campeão daquele ano ao bater Jack Sprague, Mike Wallace e a revelção daquela temporada, Kurt Busch, que viria a ser campeão da Srrint Cup em 2004.

A prova teve 37 inscritos, sendo que apenas Michael Dokken não conseguiu se qualificar. O pole position foi o piloto da Menards, Bryan Reffner com o tempo de 168,48 mph. A equipe de John Menard, famosa por ter revelado Tony Stewart e por participar da Indy Racing League também tinha operação na Trucks Series.


Greg Biffle, líder do campeonato completava a primeira fila. Na segunda fila, Marty Houston e Jack Sprague, grande rival de Biffle na temporada.


A corrida - Reffner manteve a ponta na largada, mas foi superado por Biffle no segundo giro. Na volta seguinte, um incidente envolveu quatro trucks. Terry Cook e Chris Horn se tocaram. Scott Riggs, piloto que competiu por anos para a equipe de Ray Everham, conseguiu salvar o seu truck.

Na relargada o piloto de John Menard recuperou a liderança. Na volta 31, Steve Reeves trouxe a segunda intervenção por safety car. Nova bandeira verde e Reffner manteve a liderança, pessionado por Biffle e Busch.mas mais uma vez um acidente trouxe novamente a bandeira amarela. Dessa vez o vencedor do prêmio rookie of the year daquela temporada, Kurt Busch, que era piloto de Jack Roush perdeu o carro quando tentava superar Reffner, o que ocasionou a terceira intervenção. Busch conseguiu salvar o carro sem proporcionar danos aos seu equipamento.


Apostando em uma estretégia diferente, Lance Norick ficou na pista, afim de aproveitar a posição de pista, tão importante naquela tarde, Logo na relargada ele sofreu forte pressão e terminou perdendo o posto para Mike Wallace.


O irmão de Rusty Wallace era um dos pincipais pilotos da série, sempre competindo para Jim Smith. O veterano dominou até a volta 79, quando a prova foi paralisada pela chuva.

A bandeira verde voltou a pintar no giro 89. Brian Reffner reassumiu a liderança na volta 94, mas logo no giro seguinte, foi supperado por Kurt Busch, que havia se recuperado de problemas no início da prova.

O piloto de Las Vegas seguiu na frente por 18 voltas. Na volta 106, o truck #18 de Joe Ruttman trouxe mais uma intervenção.

Com várias estratégias em prática, agora era a vez de Biffle retornar ao primeiro posto. Com uma prova extremamente acidentada, novamente Kurt Busch teve problemas, assim mais uma amarela era provocada.

No giro 120, nova bandeira verde. Biffle seguiu na frente. Mais duas amarelas fora provocadas - na volta 129, o truck #86 de Scottt Riggs e na volta 141 - Ryan McGlynn.

A bandeira verde veio com cinco voltas para o final. Biffle se aproveitou de ter o equipamento dominante para vencer pela terceira vez no ano, sendo a segunda seguida na temporada. Com o resultado o piloto de Jack Roush abriu 29 pontos de Jack Sprague, que terminou em segundo. Mike Wallace foi o terceiro, Marty Houston o quarto e Bryan Reffner em quinto, trazendo o truck de John Menard ao top 5.

No total a prova inaugural da Truck Series no Kentucky teve nove bandeiraas amarelas com duração de 49 voltas. Foam oito trocas de liderança. Biffe levou duas horas e 17 minutos para vencer a Kroger 225. O piloto de Jack Roush liderou um total de 49 voltas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário