Confira a prévia para o final de semana da Xfinity Series e Sprint Cup em Daytona
Autor - Helio_lima42
A tão esperada prova de julho chegou com novidades (Foto: reprodução/internet) |
Depois de quase cinco meses a
Nascar retorna a sua casa. Serão disputadas as etapas da Xfinity Series e
Nascar Sprint Cup. Neste ano teremos algumas novidades. A primeira é a volta da
NBC, que substitui a ESPN e a TNT, como transmissora da segunda metade da
temporada da categoria, tanto na Cup, quanto na Xfinity.
Outra novidade é a mudança no dia
das corridas. Tradicionalmente, a Xfnity seria na noite de sexta-feira e a
prova principal, a Cup, ocorria no sábado. Neste ano, o xXfinity passa a ser no
sábado e a Sprint no domingo, ambas no período noturno.
Vamos aos destaques das duas
divisões.
Xfinity Series
Reed busca segunda vitória no ano (Foto:Reprodução/Internet) |
O homem do ano - Chris Buescher é
o grande destaque da temporada. Na primeira etapa ele já havia apresentado o
seu cartão de visitas, sendo o "melhor em campo", diria aquele velho
comentarista de rádio. Buescher conquistou seis top 5 e duas vitórias nas
últimas 10 provas, inclusive batendo Chase Elliott, grande estrela da série no
Iowa.
Em Dover, ele e o seu chefe de
mecânicos, Scott Greaves, deram um "Nó" nos adversários, e com uma
estratégia perfeita venceu os "imbatíveis" Cup Drivers.
Neste momento, após 14 provas, o
campeão da Arca em 2012 conta com uma vantagem de 29 pontos em cima do
vice-líder Ty Dillon. Já Chase Elliott está a 43 pontos atrás de Buescher.
Buescher quase venceu em Talladega, quando por muito pouco não bateu nada mais
nada menos que Brad Keselowski. É sem dúvida um dos favoritos para vencer no
sábado. O problema é que um acidente pode fazer ruir todo este trabalho.
Interessante será ver qual será a estratégia do carro #60 durante a noite de
sábado.
Hora de entrar de vez na briga? -
Ty Dillon está em uma temporada melhor que no ano passado. Atual vice-líder na
tabela, Ty vai ter novidades neste final de semana. Ocorreram mudanças na sua
equipe. O seu novo chefe de mecânicos agora é Nick Harrison, ex-Phoenix Racing
e que venceu essa prova em 2012 com Kurt Busch. Harrison vinha trabalhando no
#33, time que já venceu duas provas nesta temporada. Danny Stockman, ex-chefe
de mecânicos de Ty, agora vai trabalhar no programa do #33. Agora é aguardar
ver se Ty terá um desempenho mais agudo.
Chase Elliott teve problemas nos
dois Super Speedways da temporada. Não que bons desempenhos teriam o deixado na
briga direta contra Buescher, mas qé evidente a decepção ds fãs com o seu
desempenho. Uma prova desastrosa no sábado e o campeonato e Chase pode estar
seriamente ameaçado.
Back to Back? - Ryan Reed viveu a
história da cinderela em fevereiro. Ajudado por Buescher, o garoto teve o
momento de sua vida naquela tarde de verão. Logo após, a realidade veio, com a
constatação de que ele era o piloto mais fraco da equipe, não conseguindo mais
nenhum top 10. Mesmo assim, ele é o nono no campeonato. Uma nova vitória ou
mesmo um com desempenho em Daytona pode carimbar no seu curriculo como a fama
de "especialista" neste tipo de traçado.
Olho neles - David Ragan descolou
uma prova no #20 da Joe Gibbs. Não parece, mas pode ser um "teste"
para o pupilo de Jack Roush. Após agradar quando substituiu Kyle Busch no na
Cup, Ragan não vem agradando no #55, e mesmo com as interrogações sobre o
retorno de Brian Vickers, não se sabe se a Aarons vai querer que Ragan continue
em 2016. Uma boa apresentação, pode ser uma boa carta de recomendação, até para
um carro na própria operação da Gibbs na Xfinity.
É bom ficar de olho nos garotos
da JD Motorsports. Ross Chastain apareceu forte na prova de fevereiro e é um
dos pilotos mais promissores que competem por times pequenos. Só lembrar o que
ele fez quando teve um bom equipamento em mãos na Truck Series. Landon Cassill
é um especialista em Super Speedway. O seu desempenho em provas passadas tirá
qualquer dúvida disto. Já Harrison Rhodes mostrou em Chicagoland que pode ser
competitivo quando conta com equipamento minimamente competitivo.
O veterano David Starr é outro
"underdog" que pode aprontar. Quem não se lembra da prova de
Talladega de 2014, quando ele e Mike Bliss sambaram em cima do trio da jr
Motorsports?
Kasey Kahne, atual vencedor da
prova e Joey Logano, são os principais representantes da Sprint Cup na prova.
Aric Almirola é outro que aparece. Ele não é conhecido como especialista, mesmo
tendo vencido na Sprint Cup no ano passado.
Sprint Cup
Prova de 2014 foi marcada por big ones e chuva (Foto:Reprodução/Internet) |
Correndo pelo victory lane - Para
10 pilotos a prova de Domingo será uma oportunidade de garantir pontos na
primeira fase do Chase. Já garantidos n Chase, pilotos como Jimmie Johnson,
Martin Truex Jr, Kevin Harvick e cia, entram sem responsabilidade, pois já
carimbaram a vaga no Chase. A vitória em Daytona pode ser mais um marco em seus
currículos
Joey Logano, atual vencedor da Daytona 500 pode "varrer" o ano em Daytona.
Em busca da primeira vitória -
Diferente do grupo citado acima, pilotos
como Ryan Newman, Paul Menard, Aric Almirola e até Jeff Gordon, estão em
situação de risco. Como vencer na Nascar é complicado, pontuar passa a ser
necessidade. Um big one e a vida destes pode se complicar. Kyle Larson é outro
que pode vive dilema. 41 pontos atrás de Almirola, o prospecto não anda se
saindo bem em super speedways. Precisa de um bom resultado para que possa
avançar na tabela.
Especialistas - Jamie McMurray,
Clint Bowyer e Tony Stewart são alguns os especialistas em Super Speedways que
ainda não venceram em Daytona. Smoke e Bowyer precisam da vitória, mais do que
nunca para se garantir na fase final da série.
Ricky Stenhouse Junior conta com
bons números e pode aparecer bem. David Ragan é outro que pode ser fator,
lembrando que ele venceu essa prova em 2012. Trevor Bayne atravessa fase
dificil pode dar a volta por cima e ser uma das surpresas no Chase, caso ganhe
no domingo.
Dia dos underdogs? - Landon
Cassill como citado no texto da Xfinity é bons talentos no final do grid. Ele
pode fazer bonito. Olho nos carros da Front Row - David Gilliand, que já foi
pole em Daytona e Cole Whitt, um dos destaques dos Duels.
Matt Dibenedetto é um dos nomes
mais interessantes entre os jovens pilotos que lutam semana a semana nos times
pequenos. Ex-piloto de desenvolvimento da Joe Gibbs Racing, e com passagem pelo
antigo time X-Team Brasil na Kn East, em 2013, Dibenedetto vivia nos start and
parks da Xfinity Series e hoje compete em tempo integral em uma operação sólida
na Sprint Cup. Como dito por mim no Podcast 3 Wide, ele nrecebe para correr e
não fica em casa chorando por não ter carro. Matt está dando um banho em Jeb
Burton, piloto que já fascinou muita gente na Truck Series. Em Talladega ele
conseguiu um ótimo 14º lugar.
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