quarta-feira, 8 de julho de 2015

Prévia - Nascar no Kentucky - CWTS, NXS e Sprint Cup

A casa da Nascar neste final de semana será o Kentucky Speedway, oval de uma milha e meia, localizado na cidade de Sparta no estado do Kentucky. As três principais divisões da nascar competem, sendo a CWTS na quinta, Xfinity na sexta e no sábado, a divisão principal, a Sprint Cup, que deste 2011 compete nessa pista, que é a mais nova no calendário da categoria.


O primeiro vencedor da Cup foi Kyle Busch em 2011. Duas curiosidades - o maior vencedor da pista é Brad Keselowski, que ganhou em 2012 e no ano passado em uma de suas melhores atuações na carreira.

O outro vencedor foi Matt Kenseth em 2013, em prova adiada por conta da chuva. A outra curiosidade é que a Chevrolet, montadora dominante nos últimos anos, nunca venceu na pista.

Na Xfinity Series foram realizadas até aqui 17 corridas, assim como na Truck Series.




Confira os destaques das três categorias.


A prova de 2013 da Sprint Cup foi adiada devido a chuva. A truck series abres os trabalho na noite dessa quinta-feira (09) , às 20h30, no horário de Brasília. (Foto:Reprodução/Internet)

CWTS


Lista de Inscritos

Classificação de pilotos

Classificação de proprietários


Com nove provas disputadas o campeonato da CWTS está indefinido. A vitória de Erik Jones no Iowa trouxe novo ânimo ao dono do truck #4, - 14 pontos do líder.

Matt Crafton segue na ponta do campeonato com 370, 12 a frente de Tyler Reddick, segundo colocado.

Johnny Sauter que vinha se aproximando nas últimas três provas, perdeu pontos e agora está 43 pontos do líder do campeonato.


Vai embalar? - O final de semana no Iowa foi perfeito para Erik Jones. Após tirar a "zica", o pupilo de Kyle Busch chega a uma pista em que o seu time venceu no ano passado com o seu patrão.


Pressão em cima de Crafton - Houve momentos em que o campeonato parecia decidido, mas algumas reviravoltas fizeram com o que a vida do veterano se tornasse mais dificil. Mesmo assim, Crafton segue na liderança, mas a grande questão é como ele reagiria a um Erik Jones confiante e embalado.


Correndo por fora - Vice até aqui, Reddick chega na 10º prova da temporada embalado em segundo na tabela, e mesmo com erros bisonhos, algo normal para um rookie, ele acumula duas vitórias e já pode ser considerado um dos favoritos ao título.


A casa caiu - Justin Boston não teve bons momentos nesta temporada no truck #54 da KBM. Quando a lista de inscitos foi divulgada, Chris Bell, jovem talento do programa da Toyota aparecia em uma quarta operação da equipe.

Mais tarde foi anunciado que Boston estava no olho da rua e que Bell seria o dono do #54, pelo menos neste final de semana. Situação complicada a de Boston que chegou a fazer provas pela Joe Gibbs na Xfinity, mas até aqui, não fez muito além de destruir trucks.


Segundo ele, o seu patrocinador vai procurar um caminho melhor para sua carreira. É mais um piloto que não teve uma boa passagem pela equipe de Kyle Busch.


Olho nele - Daniel Hemric é um dos bons nomes da temporada. Não fosse Jones, provavelmente Daniel seria fator na brig pelo rookie of the year. A NTS segue com apenas uma operação.


Grid cheio - Outro fato positivo é a lista de inscritos com 34 trucks. Diferente de outras pistas intermediárias, pois nesse final de semana dois trucks voltam para casa.

Xfinity Series


Lista de inscritos


Classificação de pilotos


Classificação de proprietários


Buescher mais líder do que nunca - A prova de Daytona poderia ter tido um final pior para o piloto de Jack Roush. Buescher se recuperou e conseguiu terminar em 12º. Mesmo com o 3º lugar de Chase Elliott, considerado pela mídia e pelos torcedores como o grande nome da categoria, a vantagem para o segundo lugar aumentou, passando a ser de 34 pontos.


Início da arrancada? - Ainda com metade da temporada pela frente, Chase Elliott ainda não venceu no ano. Após chegar a estar mais de 40 pontos do líder, Elliott se recuperou e agora assumiu a segunda posição, mas ainda está longe de Buescher. O grande medo de seus torcedores era de um mal resultado em Daytona, o que poderia deixar o sucessor de Jeff Gordon até 70 pontos atrás. Uma vitória neste momento seria fundamental para suas pretensões.

Já Ty Dillon viu todo o trabalho ser destruido pelo erro de seu companheiro de equipe, Brian Scott em um dos big ones da prova do último sábado (05). A boa notícia para o piloto da RCR, é que o seu time venceu três das últimas seis provas no Kentucky.

Ataque dos Cup Drivers - Kyle Busch, Brad Keselowski, Paul Menard e Dale Earnhardt Junior serão os principais pilotos da Sprint Cup em ação. A tendência é ver o duelo entre Kyle e Keselowski pela vitória.


Sprint Cup




Classificação de proprietários


Classificação de pilotos



Última chance - Kentucky é a única pista que não viu Jeff Gordon ir ao victory lane. Última temporada na carreira do tetracampeão, Gordon ainda não venceu e mesmo estando relativamente tranquillo no "Chase Grid", o veterano está longe de estar garantido na próxima fase.

Com apenas dois top 5 em 17 provas, os nseus números estão longe do que se esperado do lendário carro #24.


Primeira vitória da Chevrolet? - Não faltam canditados para entrar na história como o primeiro vencedor da monstadora na pista. Jimmie Johnson e Kevin Harvick são os nomes a serem observados.

Kurt Busch segue como um dos melhores do ano, mesmo não estando tão bem na tabela de pontos.

Favoritos? - As últimas semanas não tem sido dos sonhos para os carros da Penske. Joey Logano e Brad Keselowski já tiveram em melhor momento na Sprint Cup. Para reverter essa situação, nada melhor que o Kentucky Speedway. 

A pista foi palco da primeira vitória de Joey Logano em uma prova da Nascar, em 2008, quando ainda era uma jovem promessa do programa de desenvolvimento da Joe Gibbs Racing.

Na série foram nada mais nada menos que três vitórias seguidas em Sparta. Já para Brad Keselowski, além das vitórias na Sprint como citado acima, na mesma série, "Bra Kes" conseguiu dois triunfos.


Kyle Busch - 128 pontos atrás do de Cole Whiitt, atual 30 colocado, o Buschinho vai proporcionar uma das grandes histórias até Richmond. Já tendo conquistado a tão necessária vitória, agora resta ao dono do carro #18 terminar pelo menos entre os 13 primeiros até o fim da temporada.

O que Kyle não pode fazer é se envolver em acidentes idiotas, como já fez em pelo menos em três vezes deste que voltou.


Só a vitória interessa - A prova de Daytona foi a pá de cal nas pretenções de pilotos como Kyle Larson em entrar no Chase por pontos. Agora 70 pontos atrás do último classicado, que no momento é Clint Bowyer, Larson precisa vencer para se classificar para a fase final da competição.


A vida continua - Após se vitima de um dos acidentes mais "brutais" da história da Nascar e até do automobilismo, Austin Dillon chega a pista em que já conheceu o victory lane - em 2012, o então rookie of the year da Xfinity Series, venceu os dois eventos nesta pista. Uma boa notícia para quem passou por momentos tão "tensos", mas isso é tema para outra postagem.

No campeonato, Austin está muito atrás do seus dois compenheiros - Paul Menard e Ryan Newman, hoje estariam na fase final. 

Estreia e retorno - 46 carros foram inscritos. Ou seja, três voltam para casa. Ryan Blaney e Michael McDowell, os dois pilotos que foram prejudicados pela chuva, e por coicidência contam com equipamento Penske e tentam se qualificar para este final de semana.


Travis Kvapil retorna com o #30 da equipe de Curtis Key, que só se classificou para dois eventos. Reed Sorenson subsitui Brendan Gaughan no #62, após semanas de ausência, agora o ex-piloto da Ganassi tenta vida nova na nova casa. Pessoalmente eu desejo sorte nessa estreia.


Outra estreia é a de Will Kimmel, sobrinho do dez vezes campeão da Arca Frank Kimmel, faz sua primeira aparição na principal divisão da Nascar, pela Go Green.


Garantidos no Chase

1) #48-Jimmie Johnson [4 vitórias], 589, -67 (3rd in pts)
2) #4-Kevin Harvick [2 vitórias], 656 (1st)
6) #88-Dale Earnhardt Jr. [2 vitórias], 593, -63 (2nd)
3) #41-Kurt Busch [2 vitórias], 508, -148 (8th)
5) #22-Joey Logano [1 vitórias], 581, -75 (4th)
4) #78-Martin Truex Jr. [1 vitória], 569, -87 (5th)
7) #2-Brad Keselowski [1 vitória], 520, -136 (7th)
8) #20-Matt Kenseth [1 vitória], 501, -155 (9th)
9) #11-Denny Hamlin [1 vitória], 480, -176 (12th)
10) #19-Carl Edwards [1 vitória], 409, -248 (17th)


Classificados por pontos


11) #1-Jamie McMurray, 526, -130 (6th in pts)
13) #24-Jeff Gordon, 500, -156 (10th)
12) #5-Kasey Kahne, 496, -160 (11th)
14) #27-Paul Menard, 496, -176 (13th)
15) #31-Ryan Newman, 472, -184 (14th)
16) #15-Clint Bowyer, 465, -191 (15th)


Venceu mas precisa estar no top 30


37) #18-Kyle Busch [1 vitória], 152, 128 de Cole Whitt

Nenhum comentário:

Postar um comentário