sábado, 7 de março de 2015

Prévia Las Vegas - Sprint Cup e Xfinity Series

Foto: Reprodução/Internet
Autor:@helio_lima42

A Nascar chega a mais um fim de semana provas no Las Vegas Motor Speedway. Sprint Cup e Xfinity Series tem etapas no oval de uma milha e meia - segunda pista intermediária da temporada.


Horários - A Xfinity Series corre às 18 horas desse sábado, 07 de março. Já a Cup vai a campo no dia 08, 16 horas e 30 minutos , ambas no horário de Brasília.


Destaques


Sprint Cup - Kobalt 400




Jeff Gordon - Dois resultados ruins deixaram o pole da Daytona 500 na 36º posição. Na tarde de ontem o tetracampeão bateu o recorde da pista com o tempo de 194.679 mph no terceiro round. Gordon venceu 20 provas quando saiu em primeiro, além de ter vencido em Vegas no distante ano de 2001. O chassi que Gordon vai utilizar venceu a Brickyard 400 em julho e a prova de Michigan de agosto do ano passado.


Foto: Reprodução/Internet

Joey Logano - Um dos pilotos mais rápidos da categoria, Logano busca a segunda vitória na temporada. Em seis largadas na pista do estado de Nevada, o piloto da Penske conseguiu quatro tops 10, incluindo uma pole no ano passado. No domingo o #22 larga em segundo e deve ser fator durante toda tarde. Lembrando que a vitória trás pontos de bonificação na primeira fase do Chase.


Kevin Harvick - O atual campeão bateu na trave nas duas primeiras provas do ano. O trabalho com Rodney Childress continua a todo vapor. Em 14 largadas, Harvick nunca venceu em Vegas, conquistando três tops 5, sendo o seu melhor resultado o 2º lugar na prova de 2010.


Brad Keselowski - Atual vencedor da prova, "Bra Kes" varreu no ano passado, vencendo as duas provas disputadas naqueles fim de semana - Xfinity e Sprint Cup. 

Tony Stewart - Smoke vive o maior jejum de vitórias de sua carreira em alto nível. A última vitória de Tony foi em Dover na temporada de 2013. O ano passado foi o único em sua carreira em que Tony não venceu. Os problemas que enfrentou em sua vida pessoal somados ao fraco desempenho deixam em dúvida a competitividade de Smoke. A boa notícia aos seus fãs foi o bom desempenho no treino classificatório, quando avançou ao round final. Em 2012 ele venceu na pista, superando Jimmie Jonhson na última relargada.


Confira a vitória de Tony Stewart em 2012


Jimmie Johnson - Quando todos apontavam para Logano e Harvick, Johnson foi lá e quebrou a banca. Com a vaga praticamente garantida no Chase, resto ao time de Chad Knaus entender a métrica do novo Chase. Johnson é o maior vencedor da pista com quatro vitórias - 2005, 2006, 2007 e 2010.

Primeira vitória da Toyota? - A última vitória da Toyota na Sprint Cup ocorreu a quase um atrás - dia 15 de abril de 2014 em Talladega com Denny Hamlin.


Em Las Vegas os vencedores para a marca japonesa foram Kyle Busch em 2009 e Matt Kenseth em 2013. Carl Edwards também conheceu o victory lane de Las Vegas.


David Ragan - Faz a segunda prova substituindo Kyle Busch. Em Atlanta andou no top 15 durante grande parte do evento não passando vergonha. De qualquer maneira está em situação confortável para evoluir o equipamento. Um bom desempenho pode abrir uma porta em outra equipe para 2016. Já Kyle ainda não tem previsão de retorno às pistas. 


Na chence de sua vida Moffitt conquistou o 8º em Atlanta (Foto:Reprodução/Internet)



Brett Moffitt - Um dos destaques do último fim de semana, Moffitt aproveitou a "chance" da sua vida e conseguiu o primeiro top 10 de sua carreira, após terminar em oitavo ao fim das 325 voltas. Com a volta de Brian Vickers ao #55, Moffitt volta à pista, agora contratado pela Front Row Motorsports no Ford Fusion #34. A primeira missão já foi cumprida, que era a de classificar o carro., com Brett conseguindo ficar entre os 36 mais rápidos. Será a nona largada da sua carreira. Além da prova de Vegas, o contrato com a Front Row vai até as próximas duas corridas. Moffitt segue como piloto da Michael Waltrip Racing. 


Xfinity Series - Boyd Gaming 300




Em segundo plano, Ty Dillon busca regularidade para ter chances de título (Foto:Reprodução/Internet)


Briga pelo campeonato - Ty Dillon e Chris Buescher dividem a liderança do campeonato após duas provas. Buescher brilhou em Daytona e foi consistênte em Atlanta. Ty não brilhou de forma incisiva, mas se aproveitou das circunstâncias para conseguir o terceiro lugar na última prova.

O "atual campeão" e bicho-papão da categoria, Chase Elliott teve problemas na primeira etapa e errou na última relargada da prova da semana passada, mesmo assim, ainda conseguiu o 5º lugar. Elliott é oitavo, 28 pontos atrás dos lideres. Bubba Wallace é o quarto colocado na tabela, 17 pontos atrás. Elliott Sadler é o 11º(- 38) e Regan Smith o 14º (-38).


No campeonato de proprietários, os carros #60, #22 e #3 estão empatados com #83 pontos. O #88 que foi o vencedor na última semana é o quarto (-1), o #33 da RCR o 5º (-4). O #54 da JGR que perdeu Kyle Busch até setembro, é apenas o 17º (-32).

Assim como Ty, Chris precisa que a Roush melhore para ter chances (Foto: Reprodução/Internet)


Vai ter fôlego? - Chris Buescher e Ty Dillon lideram o campeonato, mas qualquer chance destes de brigar pelo título passa por dois fatores - consistência entre os cinco primeiros e a evolução do equipamento de ambos. As provas de uma milha e meio são chaves nessa equação. A não participação de Kyle Busch e Brad Keselowski significa uma chance a mais para os pilotos regulares.


Buscando recuperação - Elliott Sadler e Regan Smith buscam recuperação. Embora tenham 31 e 38 pontos de desvantagem para Ty e Chris, Chase Elliott não está muito a frente de ambos. Olhando por esse ponto, a chance dos dois de brigar pelo título ainda se torna plausível.


Bicho-papão - Dez entre dez analistas apontam Chase Elliott como o homem a ser batido na temporada 2015 da Xfinity Series. O sucessor de Jeff Gordon conquistou o seu primeiro top 5 em Vegas no ano passado. A expectativa é que sem os principais pilotos dos carros dominantes, Chase seja um dos principais fatores pela vitória durante toda à tarde. Lembrando que duas de suas vitórias foram em pistas de intermediárias de uma milha e meia - Fort Woth e Chicagoland.


Favorito - Chase Elliott chega ao circuito aonde conte conquistou o seu primeiro top 5 na carreira
(Foto: Reprodução/Internet)



Roubando a cena - Denny Hamlin estreia no #54 da JGR. É  primeira de quatro provas programadas para o piloto da Virgínia. Hamlin venceu 11 provas em sua carreira na Xfinity. Austin Dillon retorna ao #33, carro em que vai militar por mais de 25 provas durante toda a temporada. Ryan Blaney compete no #22 e Dale Earnhardt Jr, bicampeão da categoria, corre no #88.


Olho nele - Desconhecido dos fãs brasileiros, Breenan Poole dono de estatísticas interessantes - em 35 largadas na ARCA venceu seis vezes, conquistando 27 tops 10. Poole conseguiu um acordo para dividir o #42 da HScott com Kyle Larson, deixando Dylan Kwasniewski chupando dedo. A DC Solar vai apoia-lo por 15 provas durante a temporada 2015. O objetivo é chegar ao fim da prova com o carro inteiro e se possível na volta do líder, lembrando que a HScott se reestruturou para 2015. Bons desempenhos podem até seduzir Chip Ganassi para um futuro próximo.


Poole estreia na Xfinity pela equipe de Harry Scott (Foto: Reprodução/Internet)


Grid competitivo - A Xfinity Series vive um bom momento. Pelo menos 28 carros de nível competitivo, não pela vitória, mas pelortop 15. Aos poucos os times médios vão se recuperando. A diferença entre as equipe da Sprint Cup é gigantesca, mas ao menos os times pequenos estão estabilizados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário