sábado, 21 de março de 2015

Prévia para a Nascar Sprint Cup e Xfinity Series - 5º etapa Fontana 2015

(Foto:Reprodução/Internet)


Nascar Sprint Cup


Autor: @Helio_lima42

A Sprint Cup chega para a quinta etapa da temporada 2015 em Fontana - Super Speedway de duas milhas que já recebeu 25 provas da categoria, sendo a primeira realizada em 22 de junho de 1997 com a vitória de Jeff Gordon.

A Auto Club 400 será realizada às 16 horas e 30 minutos (horário de Brasília) desse domingo (22). 45 carros foram inscritos para o evento - Travis Kvapil (#44) e Reed Sorensen (#29) não conseguiram se classificar para o evento.





Harvick imbatível - Até o momento Kevin Harvick vem sendo o nome do ano, após duas vitórias incontestáveis conquistadas últimas semanas.  Harvick tem sequência de sete chegadas entre os dois primeiros, ou seja, desde a prova do Texas no final de outubro de 2015, Harvick termina pelo menos em segundo lugar. Nas últimas dez provas o piloto da Stewart-Hass venceu cinco.

No domingo o Chevy SS #4 larga em segundo, ao lado do seu companheiro de equipe, Kurt Busch que faz sua segunda prova na temporada.

Kurt Busch - Em Phoenix, Busch voltou após ser suspenso pela Nascar por ter sido acusado de violência doméstica. Como o processo foi arquivado e nenhuma denúncia foi apresentada pela justiça, a Nascar reinseriu o campeão de 2004. Busch lutou pela vitória em Phoenix, terminando em 5º lugar.

Fim do jejum da Toyota? - Com três carros no top 6 do grid, a Joe Gibbs Racing vê chances de quebrar a seca de vitória da Toyota. Kyle Busch venceu em Fontana nos últimos dois anos.

Em 2012, Hamlin passou perto da vitória. O último triunfo da montadora japonesa foi em abril de 2014 em Talladega.

Volta por cima de Jeff Gordon - Após ter azar nas duas primeiras provas do ano, Jeff Gordon conseguiu o primeiro top 10 do ano em Phoenix. Gordon foi o primeiro vencedor de Fontana em 1997 (venceu em 1999 e 2004) Seu último grande resultado foi conquistado no já distante 2009, quando terminou em segundo lugar.

Boa fase de Truex - Um dos destaques do início da temporada, Martin Truex vive seu melhor momento em muitos anos. Após um ano irregular, o bicampeão da Xfinity se entendeu com o novo chefe de mecânicos e está aparecendo bem nos primeiros fins de semana do ano.

A Furniture Row recebe apoio da RCR de forma mais próxima desde 2013. As outras duas equipes que recebem esse apioio - Germain e JTG estão se destacando, provando a competência da garagem da RCR.

Uma vitória pode garantir a participação da equipe de Denver pela segunda vez no Chase, já que em 2013, Kurt Busch levou a equipe para a fase final da categoria.

Kyle Larson - Em 2014 venceu a prova da Xfinity e terminou em segundo lugar na Sprint Cup. Após duas corridas ruins - Daytona e Atlanta, Larson se recuperou e Vegas e Phoenix, e já figura em 17º na tabela. Somar pontos é vital para o jovem piloto. No domingo Larson larga do 5º posto em uma das pistas mais favoráveis ao seu estilo de pilotagem.

O dia de Keselowski? - A primeira vitória de Brad Keselowski ainda não veio. A equipe do #2 apareceu bem nas provas, mas ainda não emplacou a esperada vitória. Fontana é das pistas onde Keselowski nunca venceu na carreira.

Calvário de Roush - Em quatro corridas a equipe conseguiu apenas um top 10 com Greg Biffle em Daytona. Trevor Bayne e Ricky Stenhouse seguem respectivamente em 26º e 27º na tabela. Biffle é o 16º. A equipe não se deu bem com o novo pacote aerodinâmico e pena para evoluir o equipamento. No grid de largada o melhor colocado é Ricky Stenhouse Jr em 27º lugar. 

Vickers fora novamente - Mais uma vez Brian Vickers fica de fora por conta de problemas de saúde. Assim como em Atlanta, Brett Moffitt assume o lugar de Vickers. Chris Buescher faz sua estreia substituindo Moffitt no #34 da Front Row Motorsports. Buscher é atualmente segundo colocado na Xfinity.



Xfinity Series






(Foto:Reprodução/Internet)

Após quatro etapas disputadas, Ty Dillon segue na liderança do campeonato com 157 pontos, agora 14 a frente de Chris Buescher (143). Ryan Reed é o terceiro (135). Em quarto lugar o grande favorito ao título, Chase Elliott (132) , permanecendo com Bubba Wallace.


Ty conseguiu chegar na frente de Chase em três das quatro provas disputadas, abrindo 25 pontos de vantagem. A diferença entre os dois veio na primeira prova em Daytona, quando Chase se envolveu em problemas.

A grande chance de Ty é primar pela consistência, terminando sempre no top 6, sem ter nenhum abandono. Já Chase não embalou como se esperava. É bom lembrar que Ty quase foi campeão da CWTS em 2012, após uma campanha regular, mas com poucos tops 5.

A Drive4Clots.com 300 será realizada às 17 horas desse sábado (21).


Briga entre proprietários - O atual bicampeão da categoria, #22, segue na ponta do campeonato de proprietários com 174 pontos, seis a mais que o #33 da RCR. Em terceiro o #3 da RCR com 157, dois pontos atrás está o quarto colocado, #88 da Jr e o #60 da Roush em quinto com 143.

O #54 da JGR, atual vice-campeão é apenas o nono colocado (131).

Larson defendendo a vitória - Vencedor da prova de 2014, Kyle Larson retorna ao volante do Camaro #42 da Harry Scott. Em uma estrutura reformulada, o objetivo do piloto da "casa" é repetir o feito do ano passado. A ENEOS será o patrocinador da vez.


Atrás da primeira vitória - Curiosamente Fontana é das poucas pistas em que Brad Keswlowski e Kevin Harvick nunca venceram na Xfinity Series. O dois "Tubarões" têm a chance de quebrar a marca, já que Kyle Busch (sete vitórias), maior vencedor da série na pista, não vai estar em ação nesse fim de semana.


Ty x Chase - A grande atração do início da temporada é a briga entre os dois jovens pilotos. Ty conseguiu bater Chase em três provas das quatro provas disputadas e abriu vantagem de 25 pontos. Para que o neto de Richard Chilldress tenha chances reais de brigar contra Elliott, a chave se chama consistência. Mesmo com a notável evolução da RCR, o equipamento é  infeior ao de seu rival, que conta com toda a força da Hendrick por trás da Jr Motorsports.

Correndo por fora - Chris Buescher e Bubba Wallace correm por fora na briga pelo título. Se para Ty a regularidade é fundamental, essa chave é a lei a ser seguida pelos pupilos da Roush. Chris não correspondeu nos último dois fins de semana, sofrendo com a inconsistência dos carros de Jack Roush.

Péssimo início para a JGR - Sem Kyle Busch, a operação da Xfinity da JGR sofreu um grande abalo. Hamlin ainda não foi fator pela vitória. Erik Jones ganha quilometragem a cada fim de semana, sem cobrança para vencer corridas. Dani Suárez parece ter se adaptado rápido, mas assim como Jones, não fez nenhuma atuação a ponto de brigar pela vitória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário