segunda-feira, 1 de junho de 2015

A hora e a vez de Chris Buescher

Autor - Hélio Lima (@helio_lima42)

Segunda vitória em três corridas condiciona Buescher ao posto de favorito ao título da Nascar Xfinity Series 2015


Buescher lidera o campeonato com 15 pontos de vantagem em cima de Ty Dillon  (Foto:Reprodução/Internet)

Campo Grande (MS) - No início do ano eu iria escrever um texto falando das minhas expectativas para a temporada 2015 da Xfinity Series, mas devido ao dia-dia de caos e alguns problemas acabou não rolando. 

O tema seria um dos mais interessantes duelos que poderíamos ter neste ano, na segunda série mais importante da Nascar - Chris Buescher x Bubba Wallace, pois é... e sábado esse duelo teve um de seus capítulos em Dover.

Darrell Wallace Junior, que acabará de chegar ao time de Jack Roush como o grande nome da silly season, pois finalmente ganhava a chance de competir na Xfinity Series, após dois anos na equipe de Kyle Busch na Camping World Truck Series, foi preterido de um carro tem tempo integral pela equipe, após a contratação do mexicano Daniel Suarez, se via apenas com 17 provas garantidas na categoria (programa que Erik Jones executa no #20).

Chris Buescher, primo de James Buescher, piloto campeão da Truck Series em 2012,  mesmo ano em que Chris venceu o título da ARCA, iria para disputá-lo sua segunda temporada em tempo integral. Após algumas chances em 2013, no ano passado veio a oportunidade, trazendo de volta o carro #60, que obteve várias vitórias com Greg Biffle e Carl Edwards.

Mesmo não se classificando para a primeira prova da temporada em Daytona, Buescher venceu em Midohio, além de mostrar consistência em uma equipe que estava se reestruturando. Chris agradou os analistas e ao seu patrão, que lhe deu outra oportunidade em 2015. Para o segundo ano os especialistas não esperavam muita coisa, fora um ou outro top 5, seguindo como um bom coadjuvante, lembrando que além de Bubba, Elliott Sadler chegou ao time.

A Roush-Fenway que em 2013 teve apenas um carro em tempo integral, pulou para quatro operações, em um dos momentos mais complicados de sua história na Sprint Cup.

Com a vinda de Bubba, que começou o ano em situação semelhante a que Chris se encontrava em 2014 - não tinha patrocínio garantido para a temporada completa, via todos os holofotes no ex-piloto da Joe Gibbs.

Em Daytona, Chris foi fundamental para a vitória de Ryan Reed (Foto:Reprodução/Internet)

Na primeira etapa em Daytona, Chris foi o grande destaque dia, sendo fundamental para a surpreendente vitória de Ryan Reed. Mesmo com o bom início poucos colocavam fé em Buescher, mas com o passar das semanas, a consistência e o oportunismo, valeram ao piloto do #60, chances para seguir Ty Dillon e Chase Elliott de perto.

Após a vitória no Iowa em cima de Chase Elliott, Chris entrou de vez na briga, assumindo a ponta da tabela e se mostrando com o principal rival de Elliott, que não mostrara ainda o desempenho que se esperava neste ano.

A vitória de sábado foi a grande prova que Buescher está maduro e não é líder por acaso. Em uma corrida em que não tinha equipamento vencedor, o líder do certame contou com a ousadia do seu chefe de mecânicos e com a agressividade na hora certa, após ser fechado por duas vezes pelo seu companheiro Bubba Wallace, que vinha crescendo no campeonato. Se aproveitando do tráfego, Chris foi agressivo, e dessa vez se tocou com Bubba. O incidente causou danos ao seu companheiro, que teve que ir aos pit, tendo sua prova complicada. De maneira surpreendente o #60 seguiu até receber a bandeira quadriculada e vencer a segunda no ano. O triunfo foi o mais importante de sua carreira e mostrou ao mundo da Nascar do que o Crew Chief Scott Greaves e a equipe do Ford Mustang #60 é capaz. Diria que essa situação será um marco, pois Bubba Wallace evoluiu nas últimas semanas. Em Charlotte tinha condições de vencer. Uma vitória em Dover, superando Chris, seria extremamente perigosa para qualquer pretenção do piloto do #60. Além disso, a força que Buescher ganhou na equipe após a vitória, pode ser fator nas próximas semanas.

Nesta altura, Buescher lidera com 15 pontos de vantagem sobre Ty Dillon  e 37 contra Chase Elliott.

O caminho até o final da temporada é longo com apenas 12 das 33 provas disputadas, mas as duas vitórias conquistadas em menos de três semanas, mostram que a tão criticada equipe de Jack Roush pode estar renascendo no seu programa de desenvolvimento na Xfinity Series - programa que já deu pilotos como Matt Kenseth, Carl Edwards e Greg Biffle, ambos com títulos nacionais.

Tudo indica que Buescher pode ser o próximo da lista.

A es$tratégia executada com perfeição deu a segunda vitória na temporada (Foto:Reprodução/Internet)

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