quinta-feira, 8 de maio de 2014

Semana 11- Kansas Sprint Cup e CWTS

A Nascar chega pela primeira vez no ano ao Kansa Spedways. Pista aonde compete desde 2001, quando Jeff Gordon venceu. Gordon venceria em 2002 também. Na Truck Series, a pista estreou no mesmo ano. Ricky Hendrick, filho de Rick Hendrick, dono da HMS, foi ao victory lane pela primeira e única vez na carreira, sendo o primeiro vencedor da pista, em uma divisão da Nascar. Hendrick morreria em um desastre aéreo em 2004, que vitimou os vários membros da equipe. O acidente aconteceu antes de uma prova em Martinsville,

Os últimos dois vencedores pela Sprint Cup, curiosamente saíram da pole, Matt Kenseth e Kevin Harvick venceram no ano passado saindo da pole. Jimmie Johnson é o maior vencedor no Kansas, com 3 vitórias conquistadas. Kenseth tem duas vitórias, assim como Greg Biffle, Joe Nemecheck, Tony Stewart, Ryan Newman, Mark Martin e Brad Keselowski foram os outros vencedores, de um total de provas disputadas. 

Nos Trucks, em 13 provas foram 13 vencedores diferentes, sendo que no ano passado, Matt Crafton superou Joey Coulter, para conquistar a sua terceira vitória na carreira, única conquistada durante a campanha do seu titulo.

Vamos aos destaques do fim de semana:

Camping World Truck Series



Back to Back ? Sim, Matt quer defender a sua vitória conquistada no ano passado. Foto:Lat


Matt Crafton

Atual campeão e quarto lugar no campeonato, 4 pontos atrás dos lideres do campeonato, o seu companheiro de equipe Jonhny Sauter, e de Timothy Peters. Crafton vive um momento impar na sua carreira. Após duas corridas, o veterano vem de uma grande vitória em Martinsville. Matt ainda defende a vitória no Kansas, quando resistiu aos ataques de Joey Coulter, piloto da Kyle Busch Motorsports.

Jonhny Sauter

Divide a liderança com Timoty Peters, e procura ser o primeiro piloto a vencer por duas vezes no Kansas. Assim como Crafton, vai contar com toda força dos Toyotas, que chegam ao primeiro teste com a nova configuração das Tundras em pistas intermediarias.

Kyle Busch

Nunca venceu no Kansas nos Trucks, alias, Kyle só tem uma vitória na pista, conquistada em 2009 na Nationwide Series. Uma boa chance para o Buschinho ter melhor sorte na nova configuração do circuito.

Turner Scott

Vem com mesclada - Ron Hornaday, vencedor da prova de 2008, Tayler Malsan, cotado na silly season, e que aparece pela primeira vez na truck #32, que esteve muito forte com Miguel Paludo em 2013, e o Ben Kennedy que corre pelo ROTY.


Austin Dillon e Joey Logano

Dillon volta para NTS no truck #20, já Joey Logano estreia na temporada no #19. Os dois serão fator pel vitória.

Um dos maiores talentos da nova geração, Blaney tem sua primeira oportunidade na Sprint Cup, em um fim de semana que pode tomar as rédeas do campeonato da Truck Series.


Jovens talentos

Ryan Blaney, Bubba Wallace e Jeb Burton são nomes que devem ser fator durante a noite dessa sexta. Blaney e Bubba não foram bem em Talladega, e tem a chance da volta por cima. Jeb Burton que não foi bem em Martinsville, tenta ter um desempenho semelhante aos seus companheiros, quebrando o estigma do terceiro carro da Thor.


Sauter x Ron Hornday Jr: prova disputada em 2010,  dia de jogo da seleção brasileira, que ficara marcada para sempre, com um dos duelos mais agressivos da história da CWTS.


31 trucks no entry list

Com a desistência do #74, teremos #31 trucks largando. Numero baixo. Uma das razões, é a mudança nos carros, que acabou complicando os times menores. Alguma operações médias fecharam, ou diminuíram sua atuação. Lembrando que a Truck Series estava sem correr a algumas semanas. 

Resultados da quinta feira

Foram realizados dois treinos ontem, dia 08 de maio, quinta-feira. Jeb Burton foi o mais rápido no primeiro treinos. Na segunda pratica foi a vez de Ryan Blaney dar as cartas. Veja os tempos a seguir:




Sprint Cup





Jimmie Johnson

Melhor piloto no Kansas, Jimmie ainda não venceu em 2014, mesmo assim não existe nenhuma duvida de que JJ vai passar qualquer dificuldade para se qualificar para o Chase.

Brad Keselowski

Foi no Kansas em 2012 que Brad Keselowski mostrou que era possível vencer Jimmie Johnson e Chad Knaus

Vencedor da segunda prova de 2014, foi no Kansas aonde "BrasKes" mostrou que seria uma ameaça ao sexto titulo de Jimmie Johnson. A Penske vem sendo um dos conjuntos mais consistentes durante o ano, mas o campeão de 2012 vem se envolvendo em confusões desnecessárias. É uma chance para Keselowski dar a volta por cima.

Matt Kenseth

Outro que pode vencer. Ganhou no ano passado, após "cozinhar" Kasey Kahne. Matt é segundo na tabela, e sua consistência, aliada a evolução do equipamento Toyota, pode ser a chave para um final feliz no sábado a noite.

Kyle Busch

Kyle Busch vai lutar para mudar sua sorte no Kansas, pista aonde chegou até a apanhar.

Busch chega a pista que vem sendo sua asa negra. Após insucessos, a prova pode ser um teste para Kyle "treinar" para o Chase. No ano passado, a péssima atuação, aliada a falta de tranquilidade, fez o sonho do titulo ficar distante. Muito trabalho para Dave Rogers e companhia.

Corrida movimentada.

A reforma que a pista sofreu em 2012, mudou o perfil das provas. Para se ter uma ideia, foram 15 amarelas na última prova. Outro ponto a se observar, será o trabalho da Goodyear, que vem sendo ponto em dúvida, dado o número alto de incidentes com os pneus. 

Greg Biffle

Biffle venceu em 2010, e tem bons números no Kansas. Mais uma vez, o "Arroz Doce", vem melhorando conforme o passar das provas, e vem subindo na tabela a cada fim de semana.

Ricky Stenhouse Jr

Venceu pela Nationwide Series em 2012 em uma das provas mais "engraçadas" daquele ano. Não vem sendo um ano nada fácil para Ricky, mesmo com uma melhora em relação ao ano passado. 

Stenhouse encarando o "Cup Driver" Joey Logano de igual para igual em 2012, quando superou Kyle Busch em um final épico no Kansas.



Estreia de Ryan Blaney

Pela primeira vez no ano, a Penske trás o carro #12, sua terceira operação. Ryan Blaney faz sua primeira largada na Sprint Cup, lembrando que ele ainda está programado para correr em Talladega em outubro. Essa operação terá o folclórico Juan Pablo Montoya, que após ser chutado da Ganassi, encontrou refugio na Indy Car, categoria aonde foi campeão, e é considerado uma das estrelas do campeonato. Juan corre em Michigan, na Quicken Loans 400, e nas Croyal Royal 400, em Indianapolis, casa da sua atual categoria. Caso Ryan, e Dave Blaney (#77) se classifiquem, pela primeira vez em nove anos, pai e filho vão disputar a mesma prova. A última vez, foi em outubro de 2005, quando o falecido Bobby Hamilton Sr e o seu filho, Bobby Hamilton Jr, competiram juntos em Atlanta.












Nenhum comentário:

Postar um comentário