sexta-feira, 2 de maio de 2014

Preview Talladega - Semana 10 Nationwide Series e Sprint Cup

A Nascar chega um dos fins de semana mais esperados do primeiro semestre - a primeira prova de Talladega, aonde "tudo pode acontecer". Nationwide Series e Sprint Cup dividem o fim de semana, lembrando que na manha do sábado, a ARCA participa da programação, pela primeira vez no ano (em daytona, a prova da série é uma semana antes das provas oficias, abrindo para prova festiva Bud Shootout da Sprint Cup). As duas categorias tem muitas novidades para o fim de semana, com retornos e estreias.





Vamos aos destaques


Nationwide Series




Aaron's 312

Grid de Largada



42 carros apareceram no Super Oval do Alabama, sendo que 2 voltaram para casa após o qualify  (#74 Mike Harmon e #84 Chad Boat). O treino, foi o segundo realizado no novo formato em super speedways, contando com resultados surpreendentes, na primeira fase, como o 2º tempo de Robert Richardson Jr e 3º de Matt Dibenedetto. Na fase final, as zebras viraram história, e a pole foi de Sam Hornish Jr, após um intenso trabalho com os seus companheiros de equipe, Elliott Sadler e Bubba Wallace, que assim como Hornish, faz sua estreia na temporada. Com esse resultado, em nove provas, temos nove poles diferentes. Números impressionantes, e se olharmos para temporada, em que em 8 corridas, 6 pilotos diferentes foram ao victory alne, é de se acreditar que poderemos ter um sétimos vencedor ao fim da tarde de sábado.

Chase Elliott

Andou bem em Daytona, e corre em uma situação nova - defendendo sua liderança conquistada após uma sequencia incrível. A prova pode marcar uma reviravolta no campeonato, caso Chase se envolva em algum acidente, e o seu companheiro, Regan Smith, apronte das suas. Smith venceu duas das últimas três provas em Super Speedways.

Regan Smith

Corrida fundamental para o veterano, que quase venceu pela Sprint Cup em 2008. Entra como franco atirador, já que Chase vem tendo um desempenho digno de um Cup Driver. Smith tem 8 top 10 em 8 largadas, números semelhantes a pilotos como Kyle Larson e Kyle Busch. Resta sobreviver durante a prova, e tentar se aproveitar de algum problema com o seu jovem companheiro de equipe. 

Estreantes da JGR

Chegada da prova de 2013: Kahne x Smith x Logano


Sam Hornish e Bubba Wallace estreiam substituindo Matt Kenseth e Kyle Busch. Inegavelmente, Hornish corre sobre pressão, pois fora contratado para marcar o máximo de pontos possíveis para o carro #54. Um grande desempenho, pode render um emprego em 2015, já um desempenho ruim, pode enterrar qualquer expectativa de um futuro em alto nível na Nascar. Já Bubba Wallace, ganha uma chance que era há muito esperada. Piloto de desenvolvimento da Gibbs, o jovem vem sendo lapidado na Truck Series, e embora só tenha competido em dois eventos no ano, Bubba tem uma chance de marcar territória na Nationwide Series, aonde deve correr em mais eventos durante o ano.

Kasey Kahne em busca da volta por cima

Kahne vem em seu pior momento na Hendrick, e é até questionado pelo seu fraco desempenho. Mesmo vencedo provas nos últimos anos, Kasey Kahne não é mais unanimidade para os fãs. Uma vitória na Nationwide Series, pode elevar o seu moral, lembrando que ele competiu pela Jr em 11 eventos de 2013, quando quase venceu em Talladega. A ultima vitória de Kahne na Nationwide, foi no distante agosto de 2007, em Bristol. O #5, que terá o patrocínio da Great Clips, está em segundo lugar no campeonato de donos, fator que trás responsabilidade para piloto e equipe.

E Elliott Sadler

O veterano perdeu chance de superar Chase Elliott nos últimos fins de semana, mesmo assim, vem crescendo, o problema é que Sadler não parece ter força para encarar Elliott de igual para igual. Nas dificuldades que as grandes chances surgem, o que eu quero dizer é Salder tem que se reinventar, e este é o momento propicio para o piloto da One Main Financial voltar a pelo lembrar aquele jovem promissor que surgia na categoria no fim dos anos 90.

Hora da virada

Talladega é a chance da virada para dois pilotos - Ty Dillon e Trevor Bayne, o primeiro passou de potencial estrela, a bom coadjuvante, não tendo condições de competir com Chase Elliott pelo Rookie of the Year, e não sendo fator pelo campeonato. O segundo, começou bem em Daytona, mas foi caindo aos poucos. É improvável uma virada para os dois, mas Talladega pode ser o divisor de águas para eles.

Fique de olho

Dylan Kwasniewski foi pole em Daytona, conseguiu um belo top 10, mas depois se perdeu e vem se recuperando aos poucos. Mesmo indo mal no qualify de hoje, Kwasniewski chega ao um tipo de prova em que se adaptou com certa facilidade. Outro piloto que pode ser fator, é Lanson Cassil. Landon é o melhor piloto do pelotão de trás, e ao lado de JJ Yelley, pode ser uma das surpresas da tarde.Companheiro de Dylan, Larson pode surpreender, mas não é favorito para prova, sendo que sobreviver e descontar pontos em relação ao #54, já seria algo positivo.

Landon Cassil correndo pela JD Motorsports em Daytona na Nationwide Series Foto: Jared C.Tiltton

Sprint Cup



Aaron's 499

Entry List


47 carros vão tentar a sorte, sendo que o qualify acontece no início da tarde em Talladega. Será o primeiro no novo formato, o que motivou a Fox, que resolveu transmitir a classificação no seu canal principal no Eua.

Muitas novidades, duas novidades são os veteranos Terry Labonte, que faz suas ultimas provas, e Michael Waltrip, que é um dos maiores especialistas nesse tipo de corrida.

Vamos aos destaques

Especialistas

Super Speedways - pistas aonde o equipamento se nivela por causa das placas restritoras, que limitam a potencia do motor, e cria um estilo impar de competição. Alguns pilotos se tornam especialistas nesse tipo de condição, o mis famoso de todos era Dale Earnhardt Sr. Atualmente, um grupo de pilotos divide as vitórias: Jamie McMurray, Matt Kenseth e Clint Bowyer, vem dividindo nos Super Speedways. Jimmie Johnson tem duas vitórias no últimos anos, pode ser considerado um dos favoritos, embora não seja conhecido como "especialista", se bem que o fato de ser o mais completo do grid, deixa qualquer rótulo em segundo plano.

Novo pacote aerodinâmico

Com o novo pacote aerodinâmico, as provas das Speedweaks mudaram de configuração, ficando mais "fácil" escalar o pelotão. O efeito colateral do aumento de competitividade, é que os acidentes ficam mais violentos, como se viu em Daytona. Olha em Dale Earnhardt Jr e Denny Hamlin, melhores pilotos naqueles fins de semana. Jr, inclusive, tem um jejum de vitórias em Talladega, ele que dominou a pista entre os anos de 2001 e 2004, quando obteve 5 vitórias em 9 largadas. Já Hamlin, tem a seu favor, ter sido o melhor piloto nessa configuração, quando ganhou o Shootout, o Duel e foi segundo lugar na Daytona 500.

O novo pacote utilizado nas Speedweaks trouxe competitividade, mas ao menos tempo trouxe mais acidentes
 Foto: David Graham


Oitavo vencedor no ano

7 pilotos já venceram na temporada, mas muitos favoritos ainda não foram para o victory lane. A lista é grande, começando pelos líderes, Jeff Gordon e Matt Kenseth, ambos com vitórias em Talladega. Tony Stewart é outro nome que ainda não foi para o victory lane. Clint Bowyer e Jamie Mc, citados acima, não venceram ainda, mesmo para Brian Vickers, que vem crescendo, e vai ter o incentivo do seu patrocinador, que patrocinado as duas provas do fim de semana. Jimmie Johnson é outro nome importante sem vitórias. Outros pilotos podem ser lembrados: Stenhouse Jr e Austin Dillon, foram muito bem na prova outubro do ano passado, Dillon inclusive, foi tocado por Ricky na última volta, o que provocou um forte acidente que encerrou a corrida



Chance de ouro para os Underdogs

David Ragan defente a sua vitória conquistada no ano passado, em um dos momentos mais legais da temporada. Lembrando que não foi a  primeira vez que o piloto da Geórgia foi para victory lane em Dega. Em 2008, ele venceu na Nationwide Series, de maneira semelhante. Landon Cassil, JJ Yelley, e o campeão da Daytona 500 de 2011, são nome que deve aarecer no top 10 durante a tarde. Pelos lados da BK Racing, dois jovens podem surpreender: Cole Whitt correu bem em Daytona, e Alex Bowman tem boas exibições nesse tipo de  prova.











Nenhum comentário:

Postar um comentário