sexta-feira, 2 de maio de 2014

Review Richmond - Semana 9 Nationwide Series e Sprint Cup

Richmond cumpriu as expectativas proporcionando grandes provas no último fim de semana. A chuva marcou à tarde de sexta, o que cancelou o qualify da Sprint Cup, e atrasou a largada da Nationwide Series. 


Nationwide Series


Foi a terceira vitória seguida da Jr Motorsports, quarta no ano.

Vamos aos destaques




 A primeira vitória de Kevin Harvick em 2014


O veterano dominou a prova,  liderando 202.  Harvick ampliou as suas marcas na pista, aonde é o piloto dominante da série. O carro #5 subiu para segunda colocação no campeonato de proprietários.

Chase Elliott mais líder do que nunca

Após mais uma prova consistente e eficiente, Elliott ampliou a sua vantagem para Regan Smith. Chase não tinha equipamento para bater Kevin Harvick, mas e o seu desempenho, exigiu que o veterano usasse todo o seu talento para manter a sua vantagem para o piloto da NAPA. Foi o 4 top 5 da carreira do piloto que já tem 7 chegadas entre os 10 primeiros na sua curta carreira.

Dia dificil para os "Kyle's"

O dia nao foi nada fávil para os dois xarás, mas a capacidade dos pilotos foi testada, e ao fim recompensada. Kyle Busch largou em oitavo, caindo para fora do top 10 no inicio da prova - fato incomum para o piloto dominante da série. Com  o decorrer da noite, o #54 foi crescendo aos poucos, e logo já estava no top 5. No fim da prova, o carro era um dos mais rápidos na pista, mas a desvantagem para os líderes era muito grande. A terceiro lugar, manteve a liderança do campeonato, agora com 20 pontos de vantagem para o #5, e 21 para o #42. Larson não se qualificou bem, e teve muitas dificuldades, chegando a ficar fora do top 20. Salvo pela bandeira amarela, o piloto de Steve Turner foi melhorando, e nas últimas 50 voltas, já estava no top 10. Nas últimas voltas, Larson foi avançando perigosamente, terminando em 4º lugar, se mantendo em terceiro no campeonato de donos, superando o #22 de Roger Penske, que era pilotado por Ryan Blaney.

Brian Scott consegue o primeiro top 5 da RCR em 2014



Scott conquistou sua segunda pole seguida em Richmond. Durante o dia, Brian dominou a primeira parte da prova, perdendo a liderança para Kevin Harvick. Depois, foi se mantendo no top 5. No final do dia, Scott superou Elliott Sadler, Chris Buescher e Ryan Blaney, para conquistar o seu primeiro top cinco do ano. Esse resultado também marcou o primeiro top cinco da Richard Chilldress Racing em 2014, logo na sua largada de numero 1000.

Outros pilotos

Regan Smith e Elliott Sadler conseguiram se recuperar após problemas em uma relargada na volta 203. Positivo, mas insuficiente, caso queiram bater de frente com Chase Elliott. Chis Buescher fez sua melhor prova na Nationwide Series, conquistando o seu primeiro top 10 no ano. Outros estreantes, que vinham com dificuldades, e que mostraram força - Dylan Kwasnieski largou em segundo, e se manteve no top cinco durante o inicio do dia, acabou se estranhando com Ryan Reed, fato que mandou para o espaço a sua prova. Já Reed, repetiu o bom desempenho da sua estreia, um ano atrás, e superou Trevor Bayne por praticamente toda noite - parece que o ultimato de Jack Roush começa a dar resultado. James Buescher e Landon Cassil são outro pilotos que merecem ser citados.

As decepções, foram Trevor Bayne e Ty Dillon, com desempenhos pobres para pilotos que antes do campeonato eram apontados como favoritos ao título. Dillon tem o desconto de ser estreante, já Trevor, precisa fazer "mais coisas", se não a sua vaquinha pode ir para o brejo ao fim de 2014.


Sprint Cup





Classificados para o Chase 09 de 26 provas

1) #22-Joey Logano, 2 wins, 6th in points
2) #4-Kevin Harvick, 2 wins, 20th
3) #99-Carl Edwards, 1 win, 3rd in points
4) #18-Kyle Busch, 1 win, 4th
5) #88-Dale Earnhardt Jr., 1 win, 5th
6) #2-Brad Keselowski, 1 win, 7th
7) #41-Kurt Busch, 1 win, 25th
(no wins, in by points)
8) #24-Jeff Gordon, 1st
9) #20-Matt Kenseth, 2nd
10) #48-Jimmie Johnson, 8th
11) #31-Ryan Newman, 9th
12) #55-Brian Vickers, 10th
13) #16-Greg Biffle, 11th
14) #3-Austin Dillon, 12th
15) #42-Kyle Larson, 13th
14) #11-Hamlin, 14th


A nona etapa da Sprint Cup foi disputada na noite do último sábado (26 de abril).  Em 3 horas e 12 minutos, 8 pilotos se alternaram por 20 vezes na liderança da corrida. Jeff Gordon foi o piloto dominante do dia com 173 voltas lideradas. Com 9 bandeiras amarelas, a corrida foi marcada por incidentes envolvendo os pneus Goodyear, que ao estourarem, acabaram ocasionando fogo nos carros. Clint Bowyer, Cole Whitt e Reed Sorenson, foram vitimas do problemas. 

Momentos de tensão para Reed Sorensen

Com a chuva de sexta, o qualify foi cancelado, como o regulamento diz que nesses casos o grid é formado pelo primeiro treino, Kyle Larson que havia sido o mais rápido nessa pratica, ganhou sua primeira pole na categoria, lembrando que nesse caso, a pole não vale como classificatória para o Shootout. 

Logo na largada, Larson desceu para linha interna, mas não contava com a improducência de Clint Bowyer, que tocou o rookie. Larson não perdeu voltas, mas caiu para o último, tendo que fazer uma prova de recuperação. Sempre na volta do líder, o piloto de Chip Ganassi chegou a andar perto do top 10, mas no fim, terminou em 16º.

Brad Keselowski, e Kevin Harvick, fizeram frente a Jeff Gordon durante a noite, com Joey Logano aparecendo em alguns momentos. no final, após uma sucessão de bandeiras amarelas, Matt Kenseth que havia tomado a liderança de Gordon, a 38 voltas do fim, proporcionou um duelo épica, com Keselowski e o próprio Gordon.  O veterano deu uma aula de direção defensiva, o que tirou Brad Keselowski do sério. O seu azar de Kenseth, é que Joey Logano que também havia mostrado força durante a noite, se aproveitou a luta, e tomou a liderança nas últimas 4 voltas, indo para o victory lane pela segunda vez no ano.

Vamos aos destaques

Joey Logano

Foto: Steve Helber

Sempre consistente, o piloto do Ford Fusion #22, foi implacável nas últimas voltas, se aproveitando da batalha entre 3 campeões da categoria, para conquistar a sua segunda vitória no ano. O ex-piloto da Gibbs, vem obtendo números melhores que o seu companheiro Brad Keselowski. Uma das razões da vitória, se deve ao ótimo acerto de inicio de stint que os carros da Penske vinham obtendo, e outro fator que quase impediu o triunfo, foi um erro na penúltima relargada, aonde se não fosse a perícia de Ryan Newman. Joey teria um péssimo final de noite.

Líderes do campeonato

Foto: Harold Hinsen HHP
Jeff Gordon e Matt Kenseth ainda não venceram na temporada, mostrando o tão difícil que é ganhar na categoria. A prova de Richmond, marcou uma "aula" que os dois veteranos deram aos espectadores. Gordon em um dos seus melhores momentos nos últimos anos, dominou a corrida, além de mostrar agressividade na parte final da corrida. Já Kenseth, mostrou uma estilo de defesa que funcionou perfeitamente em várias provas no ano passado, e por muito pouco não deu certo mais uma vez.

4 pneus para Kyle Busch

O Buschinho salvou um belo terceiro lugar, após um dia difícil, que fora coroado com o acidente, em que tocou Denny Hamlin. .Dave Rogers, que não tem boas lembranças de Richmond, mesmo com as vitórias conquistadas, pelo erro na que tirou Kyle do Chase em 2012, acertou a mão, e Kyle foi para o tudo ou nada. No fim das contas, Ky Bu é o quarto na tabela. Nada mal para o time do #18, que já tem uma vitória, e está praticamente garantido no Chase.

Grande noite para Furniture Row e JTG

Almendinger (p6) e Truex Jr (p10) tiverem o que comemorar ao fim da noite. Pontos importantes, embora os dois, necessitem de uma vitória para pleitear uma vaga no Chase.

Dale Earnhardt Jr

Mais uma vez, Jr estava na primeira fila em uma relargada no fim da prova. Mesmo virando história, o sétimo lugar, não foi o pior resultado possível, mas fica um gosto de amargo de que as coisas poderiam ter sido melhores.

Ryan Newman

Outra grande noite de Newman em Richmond, mesmo não tendo equipamento para vencer, o "Cara de Traquinas", foi consistente, e somou pontos importantes para o campeonato. 

"UFC Richmond - Mears Gang x Demônio da Tasmânia"

A corrida ficara para sempre marcada pelo pugilismo de Marcos Ambrose, que desferiu um "direto" na cara de Casey Mears. Os fãs e a imprensa foram a loucura. Bem, passados alguns dias, a Nascar multou os dois pilotos, colocando eles em "probation". Mais uma punição "me engana que eu gosto da categoria". 

A verdade é que os oficias da série adoraram o corrido, pois as imagens comercialmente, além de trazer muita atenção para o esporte. Ambrose declarou em Talladega, que não vai pedir desculpas para Mears, pois não se arrepende dos seus atos, como diz outro, "Stanley, DeWalt e GEICO agradecem".




UFC Richmond II - Brad Keselowski x Matt Kenseth

Mais uma vez, o campeão de 2012 fez das suas. Após a excitante disputa, Kese procurou confusão com Jeff Gordon, mas no fim, correu para cima de Matt Kesenth o jurando. Kenseth com toda classe sorriu para as câmeras, mostrando toda classe de um grande campeão, já Brad Keselowski ainda mantém força, pois sabe que essas ações só reforçam a força da sua figura.












Nenhum comentário:

Postar um comentário