quinta-feira, 8 de maio de 2014

Review Talladega- Semana 10 Nationwide Series e Sprint Cup

Talladega não decepcionou, proporcionando duas grandes provas no Super Speedway do Alabama. Grande fim de semana para a Joe Gibbs Racing, que por coincidência, venceu com os seus dois carros de número #11. Elliott Sadler renasceu para o campeonato, estando agora, apenas 1 ponto do lider do campeonato, Chase Elliott. Já Denny Hamlin, converteu a boa atuação em vitória, praticamente varrendo no Super Speedways de 2014 ( venceu o Sprint Shootout, venceu o Budweiser Duel e foi segundo lugar na Daytona 500).

Vamos aos destaques do fim de semana:



Nationwide Series








Elliott Sadler

Após 117 voltas , o veterano voltou ao victory lane depois de muito tempo. Foi sua primeira vitória correndo pela Joe Gibbs Racing.Sadler andou o dia todo no top 10, sempre trabalhando na parte interna, junto ao seu companheiro, Sam Hornish Jr.

Na volta 108, o veterano se aproveitou do erro de Ryan Blaney, que havia deixado David Star sozinho, e acabou perdendo  o controle causando um grande acidente, envolvendo vários carros. No final da prova, Chris Buescher foi o seu grande rival, sendo que a linha interna era mais forte, o que deixou o piloto da One Main Financial e uma situação privilegiada. Com a vitória, Sadler é o vice-lider do campeonato, um apenas do líder, Chase Elliott.

Sadler não foi o único veterano a renascer em Talladega. O experiente David Star (#44) fez sua melhor atuação em anos.


Roush Boys

Foi um grande dia para os rookies da Roush. Ryan Reed dominou o inicio do dia, fato relevante. Mesmo sem envolvendo em problemas, já foi algo positivo. Já Chris Buescher foi mais consistente. Com experiência em Super Speedways, Buescher teve uma atuação segura, escapando de problemas, e chegando à parte em final com condições de top cinco. Após a última amarela, Chris foi o grande adversário de Elliott Sadler, e por muito pouco não foi para o victory lane. Foi o segundo top 10, e com os pontos, Chris entrou no top 10 da tabela.


Erros da Jr

O grande trabalho que a equipe vinha realizando, foi jogada no lixo, pela falta de paciência dos seus pilotos a relargada da volta 104, quando a Tristar, com os carros #19 e #44, aproveitaram a oportunidade, e assumiram a ponta da prova. Bliss (#19), que havia empurrado Starr, acabou caindo para trás, já Starr, tomou a ponta, resistindo bravamente até a volta 112.

Festa dos Underdogs

Muitos pilotos aproveitaram a chance e fizeram um grande trabalho. Ryan Sieg, Chad Boat e John Wes Townley andaram foram consistentes durante todo o dia. Tommy Joe Martins foi outro nome que surpreendeu positivamente. No fim do dia, Landon Cassil, Joe Nemecheck eJJ Yelley, se aproveitaram da experiência para avançar e terminar no top 10. David Ragan, apontado como favorito, não apareceu durante toda noite, mas avançou nas últimas voltas, sendo fator pela vitória. O terceiro lugar foi a melhor posição da sua equipe.

Sam Hornish

O vice-campeão de 2014 fez uma prova cirúrgica. A pole conquistada foi a sua sexta premiou a 100º largada na carreira. Hornish foi consistente durante toda a prova, e o 5º lugar foi importante para o #54 disparar na liderança do campeonato de proprietários.

Pilotos inexperientes

Uma das razões para a "festa dos underdogs", foi o fato de muitos pilotos novatos em provas de super speedway estarem competindo nos melhores carros. Sem muitos especialistas nesse tipo de prova, como ocorreu em Daytona, aonde Kyle Busch, Matt Kenseth, Kevin Harvick e Johny Sauter, estavam competindo.  Regan Smith, Trevor Bayne e David Ragan, eram os pilotos experientes em melhores equipamentos.


Sprint Cup

Com a vitória Hamlin se tornou o oitavo vencedor na temporada




Denny Hamlin

Hamlin conquistou sua 24º vitória na carreira, a primeira em Talladega. Com a vitória, Hamlin se tornou o oitavo vencedor da temporada. A chave para vitória, mais uma vez, foi o bom posicionamento nas últimas voltas. Na última volta, Hamlin foi benefício pelo acidente envolvendo Cole Whitt e Justin Algaier na linha de chegada. A amarela foi acionada segundos depois, por conta de um detrito que estava no meio da pista.

Greg Biffle

Mais um grande trabalho em um super speedway, mesmo não vencendo, Biffle foi fator durante todo o dia, sendo o piloto que mais liderou durante a prova.

Brad Keselowski

Dia desastroso para o campeão de 2012, Keselowski cometeu erros primários, como no inicio do dia, em que tocou em Danica Patrick e saiu rodando, fato que prejudicou a prova de Jamie McMurray.  Keselowski retornou a prova, e estava pilotando com muita agressividade. Na volta  183, ele perdeu o controle do carro, e provocou o principal big one do dia, envolvendo 15 carros, entre eles Matt Kenseth e Jeff Gordon, que uma semana antes, foram protagonistas do grande final de prova em Richmond.

Brad Keselowski perdeu o respeito de muitos pilotos 

Pacote aerodinâmico aprovado

O novo pacote aerodinâmico pra super speedways foi um sucesso em sua primeira prova em Talladega. Foram 48 trocas de liderança entre 23 lideres.

Grande dia para MWR

Brian Vickers e Clint Bowyer, pilotos que já venceram em Dega, terminaram com um bom resultado para equipe. Vickers está sólido entre os 10 primeiros do campeonato, se qualificando para o Chase. Já Bowyer é o 18º, e precisa vencer para se garantir.

Landon Cassill                                                                                                    
                             
Mesmo não pontuando pelo campeonato, Cassill vem fazendo um grande ano. Com uma média de 23.5 em 8 largadas.

DOGE

A grande jogada de marketing do ano, foi feita pela humilde Phil Parsons Racing,equipe que até o fim do ano passado, er adepta do start and park. O patrocínio do MEME do cão da raça Shiba.


Táticas para vitória 

2 pilotos em especial, acabaram errando os seus calculos: Kyle Busch e Dale Earnhardt Jr. Não avançaram na hora certa, e acabaram pagando um preço alto no final do dia. Kyle, ao menos conseguiu subir para terceira colocação na tabela, diminuindo a distancia para Matt Kenseth e Jeff Gordon, que é de 4 pontos.

5 pilotos separados por 20 pontos na disputa pela liderança do campeonato

Jeff Gordon é o líder com 347 pontos, Kenseth tem Jr e 344 e Kyle Busch (1 vitória) 344. Dale Earnhardt (1 v) Jr e Carl Edwards (1v) tem 328. Completam a lista de classificados: #11 (1 v), #22 (2v), #48, #16, #31, #55, #2 (1v), #42, #3, #4 (2v) e #41 (1v).


Nenhum comentário:

Postar um comentário