Fim
de semana cheio, pela primeira vez no ano a Nascar competirá em duas pistas
diferentes. CWTS e Sprint Cup dão o pontapé para os preparativos à Cola Cola 600.
Uma das três principais provas da categoria, sendo a mais longa do calendário. Os
treinos começam na tarde de hoje (quinta feira, 15/05).
CWTS
Na
sexta feira, será realizada a quarta etapa do campeonato CWTS, que é liderado
pelo atual campeão Matt Crafton, que vem de uma vitória em Martinsville e um
segundo lugar no Kansas. Crafton tem oito pontos de vantagem para Timothy Peters
e do Tri-Campeão da categoria, Ron Hornaday Jr.
Destaques
Matt
Crafton
Após
um inicio longe do esperado em Daytona, o atual campeão se recuperou, e graças
ao azar dos seus adversários, assumiu a liderança do campeonato. Charlotte foi
o palco da sua primeira vitória em maio de 2006, largando da 18º colocação. Em
11 largadas, Crafton conseguiu oito top 10.
Ron
Hornaday
Vive
o seu melhor momento desde Outubro de 2012. Após o fim da Kevin Harvick Inc,
Hornaday se refugiou na equipe de um antigo fã, que havia realizado o seu sonho
de ser dono de equipe, após ganhar na loteria, e tinha Hornaday como um dos
seus ídolos. Só que a relação não resistiu aos problemas de uma nova
equipe. O veterano foi demitido antes do
inicio da penúltima etapa do ano passado, e assim que Steve Turner, dono da TSM
ficou sabendo que ele estava sem emprego, foi prontamente contratá-lo.
Uma
semana depois, lá estava ele liderando a Ford 200, última etapa de 2013. Mesmo
sem patrocínio garantido para o ano inteiro, a TSM esta investindo os seus
recursos no veterano, e a contar pelos três tops 10 obtidos até, parece que a
aposta está sendo bem sucedida, pois o piloto de 56 anos de idade e maior
vencedor da CWTS é vice-líder do campeonato e vai tentar vencer pela terceira
vez em Charlotte.
O maior vencedor da categoria (51 vitórias) vive o seu melhor momento em anos Foto: LAT |
KBM
A
equipe de Kyle Busch chega para mais um fim de semana com os seus dois trucks.
No #51, Kyle Busch tenta vencer pela quarta vez consecutiva, lembrando que ele
não participou em 2012, mas não deu chance para ninguém, tanto em 2011, quanto
2010. Ele ainda tem mais duas vitórias conquistadas em 2005 e 2006, correndo
ela equipe de Billy Balew. Foram mais três poles entre 2008 e 2010.
BKR
No
ano passado a equipe colocou 3 trucks, nesse ano, o time de Brad Keselowski vai
tentar vencer pela primeira vez no ano com dois bólidos.Ryan Blaney, que até o
último fim de semana estava em terceiro no campeonato, tenta se recuperar após
cometer um erro durante uma disputa contra Joey Logano., o que custou a queda
para o oitavo lugar do campeonato. Já Brad Keselowski, vai tentar enfim vencer
na Truck Series, fato curioso, pois "Bad Brad", começou sua carreira
na série, competindo pela equipe de sua família.
O carro #19, que ele vai
pilotar, ainda não venceu, embora vários pilotos que competiram nele, tenham
liderado corridas. Gente como Dave Blaney, Joey Logano e Ross Chastain, não
conseguiram levá-lo para o victory lane.
Red
Horse Racing
Mesmo
com carros envolvidos em incidentes, o fim de semana da equipe não foi nenhuma
tragédia. O trabalho feito nos trucks de Timothy Peters e German Guiroga salvou
pontos, e manteve o piloto do #17 vivo no campeonato e ajudou Guiroga a subir
para sua melhor posição na carreira. Brian Ickler, que impressionou nos
treinos, foi mais uma vitima da traiçoeira pista do Kansas. Mesmo com toda experiência,
será a primeira vez que ele vai competir em Charlotte.
Em
busca da volta por cima
Além
de Ryan Blaney e Timothy Peters, outros pilotos foram vitimas do Kansas. Mesmo
terminando a prova, John Wes Townley se envolveu em confusões, contradizendo os
seus últimos meses, quando mostrava uma evolução tremenda. Johny Sauter, Bubba
Wallace e Ben Kennedy, são outros que querem esquecer a última prova.
Embalado
Austin
Dillon mais uma vez, trouxe consistência para NTS. Tayler Malsam foi a grande
surpresa, encantando pela agressividade. Justin Lofton estreia no #9 da NTS. Ele venceu em 2012, quando assumia a liderança do campeonato, pela então equipe de
Eddie Sharp. Joe Nemecheck e Mason Mingus, não tem equipamento para brigar
pelas primeiras posições, mas pode crescer de acordo com o desenvolvimento da
prova.
Nationwide Series
Depois
de uma semana de folga, a segunda mais importante série dos Estados Unidos, vai
competir pela primeira vez no ano em Newton, Iowa.
Pista
mais nova do calendário, tem 0.875 milha. Será a prova de número XX. No ano passado
Trevor Bayne venceu, após um interessante duelo contra Austin Dillon nas voltas
finais. O brasileiro Nelsinho Piquet, que naquele momento era o representante
brasileiro na série, terminou em 25º lugar, 7 voltas atrás do vencedor da corrida.
Destaques;
Chase
Elliott
Venceu
já na pista pela Kn Pro Series, e é o lider o campeonato. Só que dessa vez, o cenário
será um pouco diferente. Após ter problemas em Talladega, agora tem o antes
desacreditado, Elliott Sadler e o seu companheiro de equipe Regan Smith, único
piloto a chegar entre os 10 primeiros em todas 10 provas realizadas. Será a
chance de Chase Elliot sobre pressão.
Elliott
Sadler
Sadler
já venceu no Iowa, e agora está no seu melhor momento em anos. Sem a presença
das estrelas da Sprint Cup, o veterano terá uma carga de atenção maior, e pode
começar uma arrancada no campeonato, mostrando que pode fazer frente ao líder
do campeonato.
Trevor
Bayne
Vencedor
do ano passado começou bem a temporada, mas depois foi mal em algumas provas,
ficando longe da liderança após a ascensão de Chase Elliott. Após Talladega,
Bayne tem 31 pontos de desvantagem para o líder, diferença pequena, levando em
conta que faltam 23 provas para o fim do campeonato. A vitória no ano passado,
somada ao retrospecto do carro #6, que venceu quatro das últimas 6 provas
disputadas na pista pela categoria, eleva a chance do campeão da Daytona 500 de
2011.
Stenhouse x Edwards 2011 - Foto LAT |
James
Buescher
Após
conquistar o seu primeiro top 10 em Richmond, Buescher não teve sorte em
Talladega. De positivo, é que o Iowa é uma pista aonde o campeão da CWTS de
2012, conhece o caminho para o victory lane.
Ryan
Blaney
Blaney
chega a sua melhor pista, aonde venceu e convenceu. Nesse fim de semana, ele
corre tanto na sexta como no domingo. Boa chance para apagar os últimos maus
resultados.
Dylan
Kwasniewski
Substitui
Kyle Larson no #42 em uma das pistas aonde o jovem de Las Vegas mais competiu
na Kn Pro Series. Terminar a corrida no top 10, sem se envolver em problemas,
já seria um grande resultado.
Sam
Hornish e Michael McDowell
Hornish
e McDowell têm histórias diferentes, mas tiveram destinos semelhantes: os dois
vieram do Open Wheel, quebraram a cara na Sprint Cup e lutam para construir uma
carreira sólida na Nascar, e hoje em dia tapam buraco no programa da Joe Gibbs
Racing.
Hornish deu a volta por cima,
após muita insistência, foi vice-campeão da Nationwide Series, vencendo corridas.
McDowell pelo contrário, não teve nenhum Roger Penske bancando o seu prejuízo,
mas lutou ao lado das menores equipes da categoria, ajudando-as a sobreviver em
dias difíceis.
McDowell e Elliott Sadler competindo no Iowa em 2013. Foto: Tom Pennington |
Hoje tem um carro relativamente bom em tempo parcial na Sprint
Cup. Os dois sabem que uma vitória no domingo pode mudar o seu destino para
sempre.
JJ
Yelley e Landon Cassill
Os
poucos leitores do blog, sabem que o autor, sempre cita esses dois. Enfim,
nesse fim de semana, um deles deve chegar ao fim no top 10. De um lado um
chassi Penske Dodge de 2012, do outro
uma equipe guerreira, com um piloto batalhador.
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