quinta-feira, 15 de maio de 2014

Semana 11 parte 1 - Charlotte e Iowa (NNS/CWTS)

Fim de semana cheio, pela primeira vez no ano a Nascar competirá em duas pistas diferentes. CWTS e Sprint Cup dão o pontapé para os preparativos à Cola Cola 600. Uma das três principais provas da categoria, sendo a mais longa do calendário. Os treinos começam na tarde de hoje (quinta feira, 15/05).

CWTS


Na sexta feira, será realizada a quarta etapa do campeonato CWTS, que é liderado pelo atual campeão Matt Crafton, que vem de uma vitória em Martinsville e um segundo lugar no Kansas. Crafton tem oito pontos de vantagem para Timothy Peters e do Tri-Campeão da categoria, Ron Hornaday Jr.

Destaques




Matt Crafton

Após um inicio longe do esperado em Daytona, o atual campeão se recuperou, e graças ao azar dos seus adversários, assumiu a liderança do campeonato. Charlotte foi o palco da sua primeira vitória em maio de 2006, largando da 18º colocação. Em 11 largadas, Crafton conseguiu oito top 10.




Ron Hornaday

Vive o seu melhor momento desde Outubro de 2012. Após o fim da Kevin Harvick Inc, Hornaday se refugiou na equipe de um antigo fã, que havia realizado o seu sonho de ser dono de equipe, após ganhar na loteria, e tinha Hornaday como um dos seus ídolos. Só que a relação não resistiu aos problemas de uma nova equipe.  O veterano foi demitido antes do inicio da penúltima etapa do ano passado, e assim que Steve Turner, dono da TSM ficou sabendo que ele estava sem emprego, foi prontamente contratá-lo. 

Uma semana depois, lá estava ele liderando a Ford 200, última etapa de 2013. Mesmo sem patrocínio garantido para o ano inteiro, a TSM esta investindo os seus recursos no veterano, e a contar pelos três tops 10 obtidos até, parece que a aposta está sendo bem sucedida, pois o piloto de 56 anos de idade e maior vencedor da CWTS é vice-líder do campeonato e vai tentar vencer pela terceira vez em Charlotte.

O maior vencedor da categoria (51 vitórias) vive o seu melhor momento em anos Foto: LAT


KBM

A equipe de Kyle Busch chega para mais um fim de semana com os seus dois trucks. No #51, Kyle Busch tenta vencer pela quarta vez consecutiva, lembrando que ele não participou em 2012, mas não deu chance para ninguém, tanto em 2011, quanto 2010. Ele ainda tem mais duas vitórias conquistadas em 2005 e 2006, correndo ela equipe de Billy Balew. Foram mais três poles entre 2008 e 2010.

BKR

No ano passado a equipe colocou 3 trucks, nesse ano, o time de Brad Keselowski vai tentar vencer pela primeira vez no ano com dois bólidos.Ryan Blaney, que até o último fim de semana estava em terceiro no campeonato, tenta se recuperar após cometer um erro durante uma disputa contra Joey Logano., o que custou a queda para o oitavo lugar do campeonato. Já Brad Keselowski, vai tentar enfim vencer na Truck Series, fato curioso, pois "Bad Brad", começou sua carreira na série, competindo pela equipe de sua família. 
O carro #19, que ele vai pilotar, ainda não venceu, embora vários pilotos que competiram nele, tenham liderado corridas. Gente como Dave Blaney, Joey Logano e Ross Chastain, não conseguiram levá-lo para o victory lane.

Red Horse Racing

Mesmo com carros envolvidos em incidentes, o fim de semana da equipe não foi nenhuma tragédia. O trabalho feito nos trucks de Timothy Peters e German Guiroga salvou pontos, e manteve o piloto do #17 vivo no campeonato e ajudou Guiroga a subir para sua melhor posição na carreira. Brian Ickler, que impressionou nos treinos, foi mais uma vitima da traiçoeira pista do Kansas. Mesmo com toda experiência, será a primeira vez que ele vai competir em Charlotte.

Em busca da volta por cima

Além de Ryan Blaney e Timothy Peters, outros pilotos foram vitimas do Kansas. Mesmo terminando a prova, John Wes Townley se envolveu em confusões, contradizendo os seus últimos meses, quando mostrava uma evolução tremenda. Johny Sauter, Bubba Wallace e Ben Kennedy, são outros que querem esquecer a última prova.

Embalado

Austin Dillon mais uma vez, trouxe consistência para NTS. Tayler Malsam foi a grande surpresa, encantando pela agressividade. Justin Lofton estreia no #9 da NTS. Ele venceu em 2012, quando assumia a liderança do campeonato, pela então equipe de Eddie Sharp. Joe Nemecheck e Mason Mingus, não tem equipamento para brigar pelas primeiras posições, mas pode crescer de acordo com o desenvolvimento da prova.

Nationwide Series 








Depois de uma semana de folga, a segunda mais importante série dos Estados Unidos, vai competir pela primeira vez no ano em Newton, Iowa.
Pista mais nova do calendário, tem 0.875 milha. Será a prova de número XX. No ano passado Trevor Bayne venceu, após um interessante duelo contra Austin Dillon nas voltas finais. O brasileiro Nelsinho Piquet, que naquele momento era o representante brasileiro na série, terminou em 25º lugar, 7 voltas atrás do vencedor da corrida. 

Destaques;


Chase Elliott

Venceu já na pista pela Kn Pro Series, e é o lider o campeonato. Só que dessa vez, o cenário será um pouco diferente. Após ter problemas em Talladega, agora tem o antes desacreditado, Elliott Sadler e o seu companheiro de equipe Regan Smith, único piloto a chegar entre os 10 primeiros em todas 10 provas realizadas. Será a chance de Chase Elliot sobre pressão.

Elliott Sadler

Sadler já venceu no Iowa, e agora está no seu melhor momento em anos. Sem a presença das estrelas da Sprint Cup, o veterano terá uma carga de atenção maior, e pode começar uma arrancada no campeonato, mostrando que pode fazer frente ao líder do campeonato.

Trevor Bayne

Vencedor do ano passado começou bem a temporada, mas depois foi mal em algumas provas, ficando longe da liderança após a ascensão de Chase Elliott. Após Talladega, Bayne tem 31 pontos de desvantagem para o líder, diferença pequena, levando em conta que faltam 23 provas para o fim do campeonato. A vitória no ano passado, somada ao retrospecto do carro #6, que venceu quatro das últimas 6 provas disputadas na pista pela categoria, eleva a chance do campeão da Daytona 500 de 2011.

Stenhouse x Edwards 2011 - Foto LAT


James Buescher

Após conquistar o seu primeiro top 10 em Richmond, Buescher não teve sorte em Talladega. De positivo, é que o Iowa é uma pista aonde o campeão da CWTS de 2012, conhece o caminho para o victory lane.

Ryan Blaney

Blaney chega a sua melhor pista, aonde venceu e convenceu. Nesse fim de semana, ele corre tanto na sexta como no domingo. Boa chance para apagar os últimos maus resultados.

Dylan Kwasniewski

Substitui Kyle Larson no #42 em uma das pistas aonde o jovem de Las Vegas mais competiu na Kn Pro Series. Terminar a corrida no top 10, sem se envolver em problemas, já seria um grande resultado.

Sam Hornish e Michael McDowell

Hornish e McDowell têm histórias diferentes, mas tiveram destinos semelhantes: os dois vieram do Open Wheel, quebraram a cara na Sprint Cup e lutam para construir uma carreira sólida na Nascar, e hoje em dia tapam buraco no programa da Joe Gibbs Racing.  

Hornish deu a volta por cima, após muita insistência, foi vice-campeão da Nationwide Series, vencendo corridas. McDowell pelo contrário, não teve nenhum Roger Penske bancando o seu prejuízo, mas lutou ao lado das menores equipes da categoria, ajudando-as a sobreviver em dias difíceis. 

McDowell e Elliott Sadler competindo no Iowa em 2013. Foto: Tom Pennington


Hoje tem um carro relativamente bom em tempo parcial na Sprint Cup. Os dois sabem que uma vitória no domingo pode mudar o seu destino para sempre.

JJ Yelley e Landon Cassill

Os poucos leitores do blog, sabem que o autor, sempre cita esses dois. Enfim, nesse fim de semana, um deles deve chegar ao fim no top 10. De um lado um chassi  Penske Dodge de 2012, do outro uma equipe guerreira, com um piloto batalhador.




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