quarta-feira, 21 de maio de 2014

Preview Charlotte - Semana 12 Nationwide e Sprint Cup


Charlotte Motor Speedway

Após toda festa do All-Star Weekend, a principal categoria dos Estados Unidos chega para uma das principais provas do ano: a Coca Cola 600. Em 11 provas disputadas até o momento, 9 vencedoros se revezaram no victory lane. O líder do campeonato, Jeff Gordon, que após semanas na ponta da tabela, finalmente conseguiu vencer no Kansas, vive o seu melhor momento em anos. Gente como Matt Kenseth, Greg Biffle, Jimmie Jonhson e Clint Bowyer, ainda não venceram. Os rookies, Kyle Larson e Austin Dillon, estão se qualificando para o Chase por pontos.

Na Nationwide Series, em 10 provas foram 8 vencedores diferentes, maior alternância de vencedores em muito tempo. Chase Elliott lidera com dois pontos a frente de Regan Smith e Elliott Sadler.

Os treinos das categorias começam na quinta feira, com os treinos livres e classificação para prova da Sprint Cup.

Nationwide Series



Briga pelo título


Chase vive uma situação curiosa: venceu duas provas, e parecia deslanchar no campeonato, mas a prova de Talladega tirou sua vantagem para os veteranos Elliott Sadler e Regan Smith. No Iowa, Regan conseguiu superá-lo. Sadler perdeu apenas um ponto para o líder, deixando a tabela interessante. Charlotte é uma das pistas aonde os dois veteranos mais correram pela Sprint Cup, e a experiencia pode pesar nos momentos decisivos.

Correndo por fora

Ty Dillon e Trevor Bayne estão vivos no campeonato, embora o desempenho de ambos não esteja a altura dos três primeiros. Os dois não vêm sendo os melhores pilotos de suas equipes. Charlotte é a chance de uma improvável virada, mas para isso acontecer, é necessário que Roush-Fenway e RCR dêem equipamentos capazes de lutar pela vitória.

Retornos

Após duas corridas com Sam Hornish Jr, Kyle Busch volta no #54, assim como Matt Kenseth, que desde Darlington não competia no #20 da JGR. Brad Keselowski, vencedor da terceira prova do ano em Las Vegas, é outra novidade, junto com Kyle Larson, que antes de Talladega tinha 100% de chegadas no top 10 no ano e Kevin Harvick, vencedor de Richmond, no #5 da Jr Motorsports.

Sprint Cup


.

Jeff Gordon
Sua primeira vitória na categoria foi em 1994, justamente na Coca-Cola 600, quando saiu da pole para vencer. Passaram-se 20 anos, e o antes prodígio, agora é uma das lendas da história da categoria. Líder do campeonato e praticamente garantido no Chase.

Kyle Busch

Jimmie Johnson
Entre 2003 e 2005, Johnson venceu nada cinco provas em seis largadas em Charlotte.  Mesmo tendo ganhado sua última prova no distante outubro de 2009. JJ48 é sempre favorito, e pode ser em Charlotte aonde o hexacampeão possa sair da seca.

Penske

Em todas as provas até aqui, os dois carros de Roger Penske se mostram com total chance de vencer. Tanto Joey Logano quanto Brad Keselowski, são favoritos a vencer pela primeira vez a tradicional prova do calendário.

Kasey Kahne

Kasey Kahne em busca da volta por cima.

Charlotte é sua melhor pista. Sempre competitivo, já venceu por três vezes a Coca-Cola 600. No ano passado, por muito pouco não venceu pela quarta vez. Uma bandeira amarela no final fez com que o seu time cometesse um erro na estratégia, que acabou custando a vitória.

Kevin Harvick

Ganhou duas das últimas três Coca-Cola 600, sempre se aproveitando das falhas dos adversários. O "The Closer" foi dominante em pelo menos quatro provas no ano, mas terminou capitalizando apenas duas vitórias.

Tony Stewart

Sua única vitória em Charlotte foi em outubro de 2003. Pode ser uma das últimas oportunidades de Stewart vencer a tradicional prova. Tony Stewart está entre os pilotos que estão em situação de risco, mesmo faltando 15 provas para o fim da temporada regular. Uma vitória pode garanti-lo no Chase.

Kyle Larson


Foi em Charlotte que Larson estreou na Sprint Cup, quando chegou a andar no top 10. Na prova da Nationwide Series daquele fim de semana, o jovem deu mostras do que poderia fazer com um bom carro em mãos, travando grandes batalhas contra Kyle Busch. Levando em conta sua capacidade em corridas de longa duração, não é nenhuma loucura o apontar como um dos favoritos a vitória.

Jamie McMurray

Em 2002, Jamie Mc espantou a todos quando venceu logo em sua segunda largada. Ele competia pela mesma equipe de hoje, a Chip Ganassi, substituindo o veterano Sterling Marlin, que havia sofrido um grave acidente no Kansas. 8 anos depois, na mesma prova, Mc voltou ao victory Lane, fechando com chave de ouro a série de três vitórias no ano, logo nas pistas mais emblemáticas da série. Daytona, Indy e Charlotte. 

Essa seqüência foi fundamental para se impor sobre o na época badalado, Juan Pablo Montoya, que vinha fracassando em venceu a prova de Indianapolis. No sábado, Mc venceu o All Star, superando Carl Edwards, sendo esse o seu melhor momento desde a vitória em Talladega no ano passado.

Kurt Busch

Já venceu uma prova no ano, mas vem muito mal na tabela. Ele está em 29º lugar, correndo risco de ficar fora do top 30. Mas isso não o abala, pois vai tentar entrar para história, sendo o primeiro piloto em muito tempo a competir no mesmo dia na Indy 500 e Coca Cola 600. Busch larga em 12º lugar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário