sábado, 7 de fevereiro de 2015

Guia da Sprint Cup 2015 - Parte 3 - Stewart-Haas Racing e HScott Motorsports





A equipe entra em 2015 com novidades. Além de ter adcionado uma operação - o #46 de Michael Annett, o time agora conta com uma aliança técnica com a Stewart Hass-Racing para desenvolver o equipamento Hendrick. O dono da equipe, Harry Scott, oficializou a separação de Steve Turner, e agora é dono majoritário das operações na Xfinity e Kn Pro Series, sendo sócio de Chip Ganassi e Justin Marks. O objetivo da equipe é levar os seus carros ao top 25 ao fim da temporada.


#46 Michael Annett
Crew Chief: Jay Guy
Patrocinadores:
Pilot Flying J
Cypress Associates
Allstate Peterbilt
Números:
1 ano
36 largadas


Piloto de 28 anos segue para sua segunda temporada em tempo integral, a primeira no time de Harry Scott. É uma operação nova que vai ter equipamento Hendrick. Fez excelente trabalho na Xfinify por dois anos consecutivos na RPM, e mesmo sofrendo um forte acidente em 2013 que o fez perder algumas provas daquela temporada.


Subiu no ano passado com seu patrocinador, a Flying Pilot. Tem como melhor resultado na Cup um 18º lugar no Kentucky, quando corria pela Tommy Baldwin Racing. Tem como ambição terminar dentro do Top 25 ao final da temporada.


#51 Justin Algaier
Crew Chief: Steve Addington
Patrocinadores:
Brandt
Auto-Owners Insurance
Números:
2 anos
39 largadas


Assim como Annett vai para seu segundo ano full time na Sprint Cup. Também tem 28 anos e  está com a HScott desde o inicio de suas operações na Cup, tendo realizado 4 provas na temporada de 2013, quando o time foi adquirido de James Finch.

Algaier vem para sua segunda temporada (Foto: Reprodução/Internet)
Justin foi campeão da ARCA em 2008. Na Xfinity Series, competiu por cinco temporadas, tendo vencido três vezes, duas em road courses, em especial avitória de 2012 em Montreal, quando superou Jaques Villeneuve na última volta. Ao fim de 2013, Algaier foi “carregado” por Harry Scott para nova operação. Os seus melhores resultados na Sprint Cup foram dois 15º lugares em 2014, em Charlotte e em Homestead. Nessa temporada, o objetivo é melhorar a posição no campeonato, assim como Annett tentará brigar por Top 25 no campeonato, melhorando em relação ao 29º posto que ocupou em 2014.





A equipe de Tony Stewart superou toda desconfiança do inicio de 2014, quando era a grande interrogação do ano. O segundo título em quatro anos, veio com Kevin Harvick. Bem verdade, que nem o campeão da temporada passada passou ileso pela falta de confiabilidade do equipamento, Mesmo assim, a receita foi encontrada nas provas finais, e o time #4 foi ao título em Homestead.

O dono da equipe, Tony Stewart teve um dos anos mais complicados de sua carreira, tanto dentro , como fora da pista. Danica Patrick mostrou que pode ser competitiva. Já a equipe do #41, mergulhou na inconsistência. Mesmo assim, foi um ano que vai ficar marcado na história da equipe, como o segundo título da organização.


Harvick em busca do bi (Foto: Reprodução)
A equipe passa por uma grande mudança. Ela deixa de receber tudo pronto da Hendrick Motorsports e passa a construir seus próprios chassis. Para isso contratou Rex Stump, que estava a 18 anos na Hendrick e é o cara por trás dos melhores chassis da história da NASCAR. Seu trabalho mais conhecido é o carro vencedor da All Star Race de 1997, que estampava um T-Rex no capô e acabou sendo banido da NASCAR por estar muito a frente do seu tempo.


#4 Kevin Harvick
Crew Chief: Rodney Childress
Patrocinadores:
Budweiser 17 provas
Jimmy Johns 14 provas
Outback Steakhouse 3 provas
Ditech Mortgage
Números:
14 anos
Campeão em 2014
28 vitórias
114 top 5
229 top 10
14 poles



Atual Campeão, Kevin Harvick vai disputar sua 15ª temporada, sendo a segunda pela Stewart-Hass Racing. Entra como franco favorito ao titulo, mas em contrapartida, terá que suportar a pressão de defender o titulo. Seu time não sofrerá nenhuma alteração com relação ao time que terminou a ultima temporada  Rodney Childress retorna como chefe de mecânicos, em uma parceria de sucesso.


#10 Danica Patrick:
Crew Chief: Daniel Knost
Patrocinadores:
GoDaddy.com
Aspen Dental
TaxACT
Números:
3 anos
82 largadas
4 top 10
1 pole


Danica vem para sua terceira temporada em tempo integral na Sprint Cup. A piloto de 32 anos evoluiu consideravelmente nessa ultima temporada, com boas exibições no Kentucky e em Atlanta, onde foi 7ª e 6ª colocada respectivamente. Para 2015, perdeu Tony Gibson, o experiente Crew Chief que a ajudou nessa temporada.

Daniel Knost terá a missão de conduzir Danica. A dupla já trabalhou junto juntos três etapas do campeonato, tendo como melhor resultado um 18º lugar em Homestead.

Para 2015, ela precisa de uma boa temporada para garantir a renovação de seu contrato com a SHR. A Go Daddy ainda não confirmou se retorna em 2016, fato que coloca pressão sobre Patrick.


#14 Tony Stewart:
Crew Chief: Chad Johnston
Patrocinadores:
Bass Pro Shops 17 provas
Mobil 1 10 provas
Rush Truck Centers 5 provas
Code 3 Associates 3 provas
Números:
16 anos
Campeão em 2002, 2005 e 2011
554 largadas
48 vitórias
182 top 5
297 top 10
15 poles


Após dois anos conturbados, “Smoke” inicia sua 16ª temporada precisando se reafirmar. Nos dois últimos anos apareceu mais por manchetes relacionadas aos seus incidentes com Sprint Cars do que com resultados em pista na NASCAR. 2014 foi sua primeira temporada sem uma única vitória. Seu time não sofrerá nenhuma alteração com relação ao time que terminou a ultima temporada. Stewart, 43 anos, tem 554 largadas, 48 vitórias, 182 Top 5, 297 Top 10, 15 poles e três títulos de pilotos e 2 de proprietários. Com números assim não precisa provar nada a ninguém, a não ser a ele mesmo.

#41 Kurt Busch:
Crew Chief: Tony Gibson
Patrocinadores:
Hass Automation
Números:
15 anos
Campeão em 2004
507 largadas
25 vitórias
106 top 5
201 top 10
16 poles

O campeão de 2004 chega para sua 15ª temporada na Sprint Cup, sendo a segunda pela SHR. O piloto de 36 anos, decepcionou no ano passado, classificando-se para o Chase com apenas uma vitória no início de temporada em Martinsville. Busch ficou em 20º ao fim da temporada regular. No Chase acabou sendo eliminado após o primeiro round. Na busca por melhora, o queridinho de Gene Hass acabou recebendo Tony Gibson de presente. O “Old Man” terá a missão de levar o “Outlaw” a melhores resultados esse ano. Kurt ainda terá que enfrentar no começo da temporada as definições da ação judicial por agressão que sua ex-namorada Patricia Driscoll move contra ele. Se estiver com a cabeça no lugar o mínimo que pode fazer é vencer e se classificar para o Chase.


Texto: Pedro Mugarte 
Colaboração: Hélio Lima/helio_lima42

Nenhum comentário:

Postar um comentário