sábado, 21 de fevereiro de 2015

Prévia da temporada 2015 da Truck Series




A Truck Series chega ao seu 21º campeonato vivendo uma nova era. Antes uma série destinada aos veteranos, hoje é a principal porta de entrada de jovens pilotos na Nascar. Mesmo assim, quem vem dando as cartas é o piloto que há mais tempo compete em tempo integral na categoria, Matt Crafton,  desde 2001, sempre pela ThorSport (exceção de 2004 quando correu pela equipe de Kevin Harvick).


Erik Jones, a bola da vez? - Para por fim a este domínio, a equipe de Kyle Busch (KBM) efetivou Erik Jones como piloto titular. Com quatro vitórias em 17 largadas, Jones tem números que podem desafiar o domínio de Crafton. Após a saída de Bubba Wallace, o garoto passou a ser o principal nome do programa de desenvolvimento da Joe Gibbs. Outro piloto que estreia pela equipe é Justin Boston, postulante ao prêmio de estreante do ano.


Timothy Perters e Johnny Sauter têm situações semelhantes. Pilotos de talento inquestionável, mas que nunca chegaram à última etapa com chances de reais de título. 


Campeão de volta  - Na equipe com equipamento Chevrolet, a grande novidade é o retorno do campeão de 2012, James Buescher, após um ano complicado na Xfinity Series. O ex-companheiro de Nelsinho Piquet e Miguel Paludo, não tem um acordo para correr toda temporada, mas de qualquer forma é um reforço para NTS. Daniel Hemric, piloto conceituado em provas regionais é a aposta da equipe. Hemtic também disputa o prêmio de estreante do ano. Na GSM, a novidade é a parceria com os irmãos Dillon. Austin e Ty vão disputar eventos pela equipe ajudando no desenvolvimento do equipamento ECR. Spencer Gallagher, filho de um dos sócios, surpreendeu no ano passado vai estar no truck #23 em tempo integral.


Dale Jr na Truck Series? - Outra novidade é a equipe de Dale Earnhardt Jr. A Jr Motorsports vai ter um truck para Cole Custer, mais jovem vencedor da história das três principais divisões da Nascar. Custer tem dez eventos programados. Dale acenou com a possibilidade de participar de alguns eventos, mas tudo ainda não passa de especulação e vontade.


Azarão - É inegável que a equipe que mais evoluiu nos últimos anos foi à equipe de Brad Keselowski (BKR). Após anos com Ryan Blaney, chegou hora de Tyler Reddick ter a responsabilidade de ser o piloto principal da equipe. O jovem começou mal em 2014, mas evoluiu, conseguindo pole-positions terminando muito bem o ano.


Fim do domínio dos pilotos da Sprint Cup? - Kyle Busch só vai participar de quatro eventos durante a temporada 2015. Brad Keselowski e Joey Logano vão continuar dividindo o segundo truck da BKR. No final do mês  passado, Kyle e Drad os dois proprietários disseram em matéria do site Popular Speed que suas equipes tiveram prejuízo, e que se eles não fossem para pista, o rombo teria sido maior. Isso denota uma grave falha do modelo de negócio da categoria. Mesmo com o sucesso de audiência após a mudança de canal, o investimento das equipes e patrocinadores não tem dado retorno.

A categoria passou por mudanças no pacote de técnico no fim de 2013, somado ao fim de algumas equipes por motivos diversos, fez com que o grid nem chegasse aos 30 carros em alguns fins de semana. Para resolver isso, a Nascar fez mais uma mudança no pacote técnico a fim de abater o preço dos motores, principalmente em pistas uma milha e meia. Outra medita adotada foi diminuir o numero de inscritos (36 para 32). Outro fator foi à diminuição da idade mínima para disputar uma prova em pistas com menos de uma milha. Encorajou patrocinadores a investir em jovens pilotos em eventos selecionados, em vez de investir em um veterano que dispute um título. Brandon Jones é um exemplo: A Rheem prefere investir em sua carreira, a bancar uma operação que brigue pelo campeonato.

Mais um ano sem brasileiros - Três anos atrás a prova inaugural contava com a primeira fila 100% brasileira. Miguel Paludo na pole e Nelsinho Piquet em segundo. Naquele ano, Nelsinho foi um dos melhores pilotos da categoria, vencendo provas e se destacando. Paludo também fez uma boa temporada, sempre consistente. No ano seguinte, Nelsinho subiu levando esperanças para Xfenity e Paludo continuou na Truck. Infelizmente a história dos dois na Nascar não teve sequência por falta de patrocínio. Em janeiro, Piquet declarou ao site Motorsports.com, que pretendia voltar à categoria, mas que não tinha nada certo. Já Miguel Paludo continua vivendo nos Estados Unidos. O mexicano German Guiroga passa por uma situação semelhante à de Miguel. Logo quando estava no seu melhor momento, terminou sem patrocínio.


Olho neles - Gray Gaulding, John Hunter Nemecheck e Cole Custer. Alguns dos jovens pilotos que devem complicar a vida dos regulares. Nemecheck não vai competir à temporada completa por só fazer 18 anos depois da prova do Kansas. Ele já despertou admiração de gente como Dale Earnhardt Jr. 






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