quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Guia da Sprint Cup 2015 - Parte 1 - Joe Gibbs Racing e Michael Waltrip Racing





A Joe Gibbs Racing tem novidades para 2015. Novos patrocinadores, novos chefes de equipe e um novo piloto - Carl Edwards, vice-campeão de 2011. A grande questão é se o time vai conseguir fornecer quatro carros de nível aos seus pilotos. O "Super Time" espera que os Toyotas voltem ao nível de 2013, quando o time dominou a temporada regular.


#11 Denny Hamlin
Crew Chief: Dave Rogers
Patrocinadores:

Fedex
Números:
10 anos
326 largadas
24 vitórias
91 top 5
154 top 10
20 poles

Após um terrível 2013, aonde até conseguiu uma vitória (Homestead), o ano de 2014 começou prometendo muito, com um segundo lugar em Daytona, mas uma lesão no olho o tirou da prova de Fontana. Na semana seguinte, quando retornou, venceu em Talladega, se classificando para o Chase. No Chase, não era nem de longe favorito, mas sobreviveu durante as duas primeiras fases. Não encheu os olhos de ninguém, mas fez o suficiente para chegar ao "Final Four" em Homestaed. Fez uma prova ótima, mas o seu chefe de mecânicos fez a chamada errada, o que fez com que Hamlin se tornasse presa fácil para Kevin Harvick na voltas final do campeonato do ano passado. Tem contra até o fim de 2015, e pode ser um dos fatores do mercado ao fim da temporada.


#18 Kyle Busch
Crew Chief: Adam Stevens
Patrocinadores:
M&M's
Interstate Batteries
Números:
12 anos
29 vitórias
118 top 5
178 top 10
16 poles

Talvez 2014 tenha sido a temporada em que teve o pior equipamento desde quando entrou na JGR. Tirou uma vitória da cartola em Fontana, o que o colocou no Chase. No resto da temporada regular, sofreu com a falta de competitividade de seu Toyota Camry. Arrumou confusão com Dave Rodgers, seu chefe de mecânicos.

O fundo do poço foi a prova de Atlanta, quando tirou Martin Truex da prova e teve que "ouvir" do piloto da equipe de Denver. No Chase, repetiu a consistência dos últimos dois anos, se classificando sem sustos para o 2º round.

Kyle chegou à última prova da segunda fase virtualmente classificado, mas foi vitima de um big one, que o deixou fora da disputa pelo titulo. Kyle é um dos pilotos com melhores números nas últimas 10 provas. A chegada de Adam Stevens, profissional com quem fez um trabalho de dois anos na XfinitySeries, pode ser o fator que o impulsione a resultados melhores. O título de  Harvick mostrou que pilotos inconsistentes e temperamentais tem chances de ser campeões, fato que é uma boa noticia aos fãs de Kyle Busch.


#19 Carl Edwards
Crew Chief: Darian Grubb
Patrocinadores:
Arris
Stanley
Subway
Sport Clips
Números:
11 anos
373 largadas
23 vitórias
108 top 5
187 top 10
13 poles


Seguiu o camino de Matt Kenseth e assinou com a JGR. Em um oferecimento da ARRIS, empresa do mexicano Carlos Slim, a "bandeira" da Ford, vai tentar levar o Camry #19 ao victory lane - local que Edwards visitou duas vezes em 2014 (Bristol I e Sonoma).

Mesmo com duas vitórias, sua qualificação para terceira fase do Chase foi uma das zebras do campeonato, culpa da falta de competitividade da equipe de Jack Roush. O veterano vai ter que se encontrar na agora "super equipe", e tentar vencer corridas, não sendo um mero coadjuvante, papel que não combina com seu histórico.


Parceira de longa data, DeWalt volta para Matt Kenseth - (Foto: Reprodução/Internet)

#20 Matt Kenseth
Crew Chief: Jason Ratcliff
Patrocinadores:
Dollar General
DeWalt
Números:
17 anos
Campeão em 2003
544 largadas
31 vitórias
151 top 5
270 top 10
13 poles


Não teve um ano brilhante como em 2013, mas sua regularidade o qualificou para o Chase sem sustos. Por muito pouco não venceu em pelo menos duas oportunidades (Richmond I e Coca Cola 600). Não fosse a "insanidade" das últimas voltas do Texas, poderia ter chegado em Phoenix praticamente dentro do Final Four. É um piloto perigoso no novo Chase, além de ser favorito nos Super Speedways.



Volta com duas equipes, #15 com Clint Bowyer e o #55 com Brian Vickers. Em alguns fins de semana, pode utilizar o #66 da Premium Motorsports. A equipe ainda sofre os efeitos do "Richmondgate". A equipe que era asensação da categoria, agora lutar para voltar ao victory lane, vencedo a desconfiança em cima dos Toyotas.

#15 Clint Bowyer
Crew Chief: Brian Pattie
Patrocinadores:
5 Hour Energy
Números:
10 anos:
325 largadas
8 vitórias
56 top 5
152 top 10
2 poles


Após o terremoto de Richmond em 2013, a MWR mergulhou junto com a Toyota na falta de desempenho. Só na segunda parte da temporada regular que os resultados começaram a aparecer, mesmo que tímidos. Bowyer é um piloto completo, pois já venceu em todos os tipos de pistas. O ponto principal é o nível que os Toyotas vão apresentar. Kyle Busch causou polemica ao dizer que os times (MWR e JGR) são idiotas em não trabalhar juntos, trocando informações. Isso não deixa de ser uma verdade, ainda mais agora que a JGR tem quatro pilotos de elite. Um intercâmbio beneficiaria a MWR, time que perdeu um carro ao fim de 2013.

Clint Bowyer tenta vencer desconfiança (Foto: reprodução/internet)

#55 Brian Vickers
Crew Chief: Billy Scott
Patrocinadores:
Aaron's Drean Machine
Números:
3 vitórias
29 top 5
77 top 10
12 poles

Mais uma vez vai perder corridas por causa da sua saúde. A principio, o ex-piloto da Red Bull vai ficar fora da Daytona 500 e da segunda prova da temporada, em Atlanta. Assim como Bowyer, Vickers começou mal, mas se recuperou, e mesmo ficando longe de se classificar para o Chase, mostrou competitividade no fim da temporada. Tem chances de se classificar para o Chase, mas vai ter que superar os problemas de saúde e de regularidade durante o ano.


Autor: Hélio Lima/@helio_lima42

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