sábado, 7 de fevereiro de 2015

Guia da Sprint Cup 2015 - Parte 4 - Penske, Wood Brothers e Hendrick Motorsports



A equipe que dominou a Nascar nos últimos 10 anos não teve em 2014 o ano de seus sonhos. Por muito pouco todos os seus quatro pilotos não ficaram de fora da terceira fase do Chase. O ano de 2015 marca a despedida de Jeff Gordon. A lenda se aposenta ao fim de 2015. 

Chase Elliott, seu substituto, vai fazer cinco provas. Dale Earnhardt Jr vai defender a vitória da Daytona 500, junto com o seu novo chefe de mecânicos. Kasey Kahne tenta dar a volta por cima, após um bom início em 2012, os últimos anos tem sido decepcionantes.

Jimmie Johnson busca o sétimo título, além de tentar superar o novo chase, aonde naufragou em 2014. Jimmie ainda é o grande favorito em qualquer pista, buscando igualar Richard Petty e Dale Sr no número de título (sete).

#5 Kasey Kahne
Crew Chief: Keith Rodden
Patrocinadores:
Farmers Insurance 12 provas
Great Clips 10 provas
Time Warner Cable 5 provas 
Pepsi 1 prova
LiftMaster 3 provas
Números:
11 anos
396 largadas
17 vitórias
83 top 5
146 top 10
26 poles

O piloto de 34 anos vem para sua 12ª temporada na Sprint Cup, 4ª pelo time de Rick Hendrick. Mesmo com a vitória em Atlanta que garantiu sua vaga no Chase, Kasey Kahne passou longe de brilhar nesta temporada. Talvez ofuscado pelo brilho de Dale Jr. ele acabou sendo o maior alvo das criticas no time. Acabou eliminado no segundo round do Chase após apresentações apáticas. Teve seu contrato renovado e com o anúncio da aposentadoria de Jeff Gordon pode respirar mais aliviado. Tem como obrigação se classificar para o Chase e ser mais incisivo na pista para não continuar carregando a fama de piloto medroso.

O ano de 2014 marcou o renascimento de Jeff Gordon (Foto: Reprodução/Internet)


#24 Jeff Gordon
Crew Chief: Alan Gustafsson
Patrocinadores:
Drive to End Hunger 13 provas
3M 11 provas
Axalta Coating Systems 10 provas
Pepsi 2 provas
Panasonic 2 provas
Números:
23 anos 
Quatro títulos (1995, 1997, 1998 e 2001)
761 largadas
92 vitórias
320 top 5
454 top 10
77 poles

O tetracampeão anúnciou que está será sua ultima temporada na Sprint Cup. A decisão que era mais do que aguardada acabou pegando alguns fãs de surpresa. Gordon vinha de boa temporada, conquistando quatro vitórias e chegando até Phoenix com chances de se classificar para a final em Homestead, não fosse a audácia de Ryan Newman, o teria feito. Gordon, 42 anos, sofre de terríveis dores nas costas desde seu acidente em Las Vegas 2008, sendo esse talvez o principal motivo de sua aposentadoria, além do fato de querer passar mais tempo com seus dois filhos. Independente do que aconteça esse ano, Gordon para enquanto ainda compete em alto nível, tem como ambição encerrar a temporada com o quinto titulo.

#25 Chase Elliott
Crew Chief: Greg Irwin
Patrocinadores:
NAPA 5 provas

Escolhido como substituto de Jeff Gordon, Elliott sabia desde o inicio de sua caminhada na Hendrick que essa seria sua função e não poupou esforços para merecê-la. Campeão mais jovem em uma categoria nacional da NASCAR, único piloto ROTY e campeão no mesmo ano e vencedor em todas as categorias que andou. Com esse currículo não dá para duvidar do potencial desse garoto, sem contar o pedigree que carrega. Wllian Clyde Elliott III dá agora o maior passo de sua vida. Serão cinco etapas a bordo do carro #25 da Hendrick Motorsports, servindo de preparação para a primeira temporada full time na Sprint Cup. Os traçados escolhidos são variados, Martinsville, Richmond, Charlotte, Indianapolis e Darlington. Com duas provas disponíveis ainda nesse mesmo carro, não duvido que decidam coloca-lo em algum Superspeedway até o fim da temporada, se é que é realmente necessário, pois Elliott parece estar mais do que pronto para esse desafio.


#48 Jimmie Johnson
Crew Chief: Chad Knaus
Patrocinadores:
Lowe's Home Improvement
Kobalt Tools
Números:
Seis vezes campeão (2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2013)
14 anos
471 largadas
193 top 5
292 top 10
33 poles


O hexacampeão vem de seu pior resultado na história desde que completou sua primeira temporada full time. Johnson tinha como pior resultado um 6º lugar em 2011. Este ano JJ foi uma das vitimas do novo formato, acabando o ano em um desonrosa 11ª posição, mesmo com 4 vitórias, sendo três na temporada regular e uma em Charlotte quando já estava eliminado do Chase. Seriam resultados fantásticos se não estivéssemos falando do único piloto campeão 5 vezes seguidas, maior detentor de títulos em atividade e único piloto na eminência de igualar e até mesmo de superar Dale Earnhardt Sr. e Richard Petty em números de Cups. Esse é Jimmie Johnson, teve um mal ano, mas conhecendo seu trabalho e principalmente o de Chad Knaus, não podemos esperar nada mais do que um ano muito melhor do que o anterior. Entra em sua 15ª temporada como favorito ao titulo.

Jr vai defender o título da Daytona 500 (Foto: Reprodução/Internet)


#88 Dale Earnhardt Jr
Crew Chief: Greg Ives
Diet Mountain Dew / AMP Energy
Kelley Blue Book 1 prova
Nationwide Insurance 21 provas
Números:
16 anos
541 largadas
23 vitórias
127 top 5
224 top 10
13 poles


Vindo de sua melhor temporada em uma década, Earnhardt Jr tem como missão na sua 16ª temporada de ao menos repetir os feitos do ano passado. Com 4 vitórias expressivas, Jr, retomou a confiança e parece estar muito feliz a bordo do #88. Costumo bater na tecla que a principal responsável por essa fase é sua namorada Amy Reimann. Infelizmente Dale vai passar por mais uma transição em sua carreira. Steve Letarte deixa o time para trabalhar na TV norte-americana, deixando Jr. sobre a tutela de Greg Ives. Ives é o atual campeão da NXS e mostrou ter gabarito para receber esta oportunidade. Resta saber se Dale vai conseguir se adaptar rapidamente ao novo CC ou se vai sofrer como sofreu nas mudanças anteriores. Esta será a sua oitava temporada na Hendrick Motorsports.




#2 Brad Keselowski
Crew Chief: Paul Wolff
Patrocinadores:
Miller Lite 24 provas
Alliance Truck Parts 6 provas
Wurth 3 provas
Detroit Genuine Parts
Números:
Campeão em 2012
7 anos
197 largadas
16 vitórias
50 top 5
79 top 10
8 poles


“Bad Brad” teve uma excelente temporada em 2014. Maior vencedor do ano com 6 vitórias, sendo duas delas no Chase e um quinto lugar no campeonato de pilotos, melhor posição desde o seu titulo em 2012. Não fosse um problema mecânico em Martinsville chegaria em Homestead com condições. Incomoda muito seus adversários pela forma agressiva com que disputa cada centímetro da pista, é um dos maiores jogadores mentais da NASCAR, desestabiliza seus adversários e foi o único capaz de superar Jimmie Johnson em uma batalha mano a mano. Contando com o talento de Paul Wolff ao seu lado, não deve mudar uma vírgula com relação às atuações do ano passado, cada vez mais maduro e cada vez melhor. Vai para seu sexto ano full time e sexto na Penske.

(Foto:Reprodução)

#22 Joey Logano
Crew Chief: Todd Gordon
Patrocinadores:
Shell-Pennzoil 32 provas
AAA 3 provas
Autotrader.com
Números:
7 anos
219 largadas
8 vitórias
43 top 5
82 top 10
8 poles

Fez a melhor temporada de sua carreira. É um “jovem” veterano. Após sua saída da Gibbs encontrou um excelente lar no ambiente juvenil da equipe de Roger Penske. Com cinco vitórias e um terceiro lugar no campeonato, Logano passou de promessa a uma realidade. Precisa amadurecer um pouco mais e não demonstrar descontrole, como aconteceu em Homestead, após a quebra de um macaco no pit stop. Problema que acabou tirando suas chances de titulo. Faz bem estar ao lado de Brad Keselowski, se conseguir absorver um pouco da estabilidade emocional do companheiro pode até superá-lo. Vai para sua sétima temporada full time sendo a terceira na Penske.






Após competir com Trevor Bayne por cinco anos, a Wood Brothers tem novidades. Ryan Blaney é o novo piloto da tradicional equipe. O time passou por mudanças, e agora vai trabalhar dentro da garagem da Penske, contando com financiamento e apoio técnico. Donnie Wingo, chefe de mecanicos do time foi para Front Row, aonde vai trabalhar com o veteano David Gilliand.

#21 Ryan Blaney
Crew Chief: Jeremy Bullins
Patrocinadores:
Motorcraft/Quick Lane
Números:
1 ano
2 largadas

Assim como Chase Elliott, Blaney começa a se preparar para o passo mais importante de sua carreira. Um pouco mais velho que seu amigo e também um pouco mais experiente, Blaney não conquistou nenhum titulo nas categorias em que passou.  Truck Series..




Blaney não chegou a disputar nenhuma temporada completa na NXS, são 30 largadas, duas vitórias, 12 Top 5 e 23 Top10, marcas muito sólidas para um jovem piloto. Pela Sprint Cup fez duas provas no ano passado, Kansas e Talladega, tendo como média de chegada 24.5. 

Este ano fará 18 provas com a Wood Brothers em parceria técnica com a Penske, equipe da qual é piloto de desenvolvimento. É rápido, mas um pouco afobado. Perdeu etapas na Truck por erros bobos quando tinha o controle da situação. Precisa ser lapidado, e esse passo é importante é para ser o futuro da Penske.


Texto: Pedro Mugarte
Colaboração: Hélio Lima/ Helio@lima42

Nenhum comentário:

Postar um comentário